Ceará realiza 1ª Webconferência de Emergência Cultural nesta terça, 19/5, 20h, pela aprovação da Lei Nacional de Emergência Cultural

A 1ª Webconferência de Emergência Cultural do Ceará acontece nesta terça-feira, 19/5, às 20h, em plataformas digitais, reunindo secretários de Cultura, deputados federais e estaduais, vereadores, produtores culturais, artistas, trabalhadores da cultura em geral, representantes de diversos fóruns e coletivos.

O objetivo é fortalecer a luta pela aprovação da Lei Nacional de Emergência Cultural, pelo Congresso Nacional, garantindo auxílio mensal de um salário mínimo para trabalhadores da cultura e de 10 mil reais mensais para espaços e instituições culturais, devido às consequências da pandemia de coronavírus. Inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/363OXgO

O setor cultural é um dos mais afetados no sentido social e econômico pelas consequências imediatas e também de médio e longo prazo, da atual crise sanitária, social e política. Depois de diversas reuniões nacionais, incluindo participação da relatora do projeto, deputada Jandira Feghalli, do Rio de Janeiro, que trabalha para unificar as diversas propostas de novas leis sobre o tema (PLs 1075, 1089, 1251 e 1365/2020), de outro parlamentares e de secretários de Cultura como Fabiano Piúba, do Estado do Ceará, a webconferência cearense está sendo convocada para fortalecer essa luta e formalizar o apoio do Ceará a que a nova lei se torne realidade, medida essencial para o setor que responde por milhões de empregos diretos e indiretos e grande movimentação de renda, trabalho e produção em todo o Brasil.

A webconferência a ser realizada nesta terça-feira, 19/5, às 20h, em plataforma a ser definida em breve mas com transmissão assegurada pelas diversas redes sociais, contará com integrantes dos fóruns estaduais de cultura, do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC), da Comissão Cearense Cultura Viva, de conselhos municipais de cultura, gestores municipais, estaduais e agentes culturais cearenses em geral.

O encontro também contará com representantes das diversas redes de apoio formadas pela sociedade civil em socorro aos trabalhadores da cultura, como Rede de Proteção aos Artistas/Unidos Venceremos, Grupo Trabalhadores da Cultura do Ceará, Grupo Trabalhadores da Cultura do Cariri, Rede de Apoio aos Circos, Rede do Sindicato dos Músicos do Ceará, Rede de Apoio aos Trabalhadores da Cultura LGBT, entre outras.

A webconferência ganha importância fundamental diante da tramitação em regime de urgência do projeto da Lei de Emergência Cultural e das ações necessárias que já estão sendo realizadas ou precisam ser promovidas nos estados e municípios. O objetivo é garantir, com urgência, essa lei que significará uma renda emergencial para trabalhadores da cultura e para mantenedores de espaços culturais.

Campanha de apoio à lei de emergência cultural

Também serão convidados a participar da Webconferência conselhos municipais de cultura existentes em todo o Ceará, coletivos, movimentos, grupos culturais, gestores(as) públicos da cultura, câmaras municipais e a Assembleia Legislativa do Ceará.

Juntamente com a convocação da Webconferência, está acontecendo uma grande campanha nas redes sociais, para que deputados e deputadas  federais do Ceará votem a favor da nova lei e para que a população tome conhecimento dessa luta e possa apoiar essa construção.

- Advertisement -

Deixe uma resposta