O Ceará deve receber, a partir de novembro, o primeiro lote de 136 viaturas blindadas destinadas às Polícias Militar (PMCE) e Civil (PCCE). O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas nesta segunda-feira (18), após visita à fábrica responsável pelo processo de blindagem em São Paulo. O investimento para este lote é de R$ 24,9 milhões.
Segundo o governador, a adaptação das viaturas é fundamental para garantir maior proteção aos policiais e aumentar a segurança no enfrentamento de situações de risco. “Esse é um passo importante para que os profissionais trabalhem mais confiantes e se sintam apoiados no combate ao crime organizado”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou a relevância do investimento. “Hoje concretizamos uma medida essencial para proteger quem protege a população: nossos policiais. É um avanço muito importante e comemorado”, declarou.
O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, explicou que, mesmo com o peso extra da blindagem, os veículos terão desempenho equivalente ao das viaturas comuns. “As viaturas blindadas contarão com um esbarrador especializado, garantindo que portas possam ser abertas rapidamente, mesmo em movimento, sem danificar o veículo”, disse.
O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez, reforçou a importância da iniciativa. “A blindagem representa mais segurança, investimento e reconhecimento para os nossos policiais militares e civis”, afirmou.
Desde 2023, 949 viaturas foram entregues às forças de segurança do estado, e a chegada das primeiras viaturas blindadas marca uma nova fase de investimentos na proteção dos profissionais.
FONTE: GCMAIS