Ceará registra queda de 11% de mortes violentas entre janeiro e março de 2025

Dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)

A quantidade de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no Ceará teve redução de 11% entre janeiro e março de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto 2024 registrou 819 ocorrências no primeiro trimestre, neste ano, foram 729. Em número absolutos, o intervalo teve uma queda de 90 mortes.

Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Conforme a SSPDS, este é o melhor resultado de CVLI no Ceará desde 2019, ano em que foram registrados 545 óbitos.

Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a queda foi de 19,%, saindo de 231 ocorrências, para 185. Uma redução de 46 mortes.

Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a redução ocorre pela atuação dos profissionais de segurança pública no estado. “Todos esses resultados são graças à atuação de diversos profissionais, homens e mulheres, que trabalham constantemente para defender a população”, afirmou.

Outras regiões apresentaram redução
As outras regiões do Ceará também apresentaram redução. Confira:

Fortaleza: queda de 7,2%, saindo de 223 para 207 ocorrências em 2025;
Interior Sul: queda de 12,8%, saindo de 164 casos para 143;
Interior Norte: queda de 3,5%, saindo de 201 casos para 194 neste ano.
Roberto Sá também destacou o investimento no programa Ceará Contra o Crime. “Estamos reestruturando nossas Forças de Segurança, dando condições de capitalizarmos as nossas ações. Seguiremos atuando e trabalhando para reduzir cada vez mais esses indicadores e buscando trazer mais tranquilidade para a população”, disse.

Fonte: Diário do Nordeste