Ceará registra queda de 26% em transplante de medula óssea na rede pública

A rede pública de saúde do Ceará apresentou queda de 26% na quantidade de transplantes de medula óssea realizados entre janeiro e novembro deste ano no comparativo com igual período de 2019, conforme dados do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Em 2020, foram 51 cirurgias no hospital, que é a única unidade pública a operar este tipo de procedimento no estado. No ano anterior, foram registrados 69 procedimentos. 

Mesmo com as adaptações para atender pacientes com a Covid-19, a unidade hospitalar manteve as cirurgias de transplante de medula óssea de forma reduzida. Em 2019, a média mensal variava de 4 a 7, com exceção de julho, quando 10 procedimentos foram realizados. Neste ano, a média ficou entre 4 até 6 operações por mês. 

Durante o pico da pandemia, entre os meses de abril e maio, o HUWC registrou queda percentual de, respectivamente, 42% e 60%, saindo de 7 para 4 cirurgias no primeiro mês, enquanto no segundo, foi de 5 para 2. Já em junho, a redução foi de 40%, diminuindo de 5 transplantes para 3. Enquanto a queda de julho foi de 10 para 5 procedimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.