O Ceará registrou uma queda significativa nos índices de roubo e furto de celulares em 2024, resultado das ações promovidas pelas Forças de Segurança e do programa Meu Celular, lançado em abril pelo Governo do Estado. Segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), o número de roubos caiu 15,3%, enquanto os furtos apresentaram redução de 7,4% em relação a 2023.
Ceará registra queda nos roubos e furtos de celulares em 2024
- Roubo de Celulares
No balanço anual de 2024, foram contabilizados 19.362 casos de roubo no Ceará, contra 22.850 ocorrências em 2023.
Em Fortaleza, a redução foi de 13,8%, com o número de ocorrências caindo de 16.515, em 2023, para 14.240 no ano passado.

- Furto de Celulares
Os furtos de celulares também apresentaram queda no Estado, passando de 16.234 casos em 2023 para 15.030 em 2024, uma redução de 7,4%.
Na capital cearense, a diminuição foi ainda mais expressiva, com um recuo de 8,3%, reduzindo as ocorrências de 9.941 para 9.116 no período.
Impacto do Programa Meu Celular
O programa Meu Celular, implantado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi destacado como um dos principais fatores para a redução. A iniciativa permite que os cidadãos cadastrem seus aparelhos, associando-os a dados pessoais, o que facilita a localização, recuperação e devolução de dispositivos em caso de roubo, furto ou extravio.
Conforme o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a implementação do programa trouxe resultados expressivos:
“Terminamos 2024 com uma redução consistente nessas ocorrências. O Meu Celular tem se mostrado eficaz ao possibilitar que os aparelhos sejam localizados e devolvidos aos seus proprietários, incentivando a adesão da população e contribuindo para a diminuição desses crimes.”
Programa Meu Celular
Desde abril de 2024, os proprietários de aparelhos celulares podem cadastrar os seus dispositivos por meio da plataforma Meu Celular, na qual podem ativar alertas em caso de roubo, furto ou extravio, auxiliando na recuperação dos equipamentos. O programa, lançado pelo Governo do Ceará, foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e auxilia no combate a crimes envolvendo dispositivos móveis, por meio de um site que possibilita o cadastro dos dispositivos. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realiza as investigações para encontrar e recuperar esses aparelhos. Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE), durante abordagens a pessoas suspeitas, realiza a conferência de celulares que se encontram na posse dos abordados, por meio de um aplicativo para conferir se há alguma restrição sobre a procedência do dispositivo móvel.
O titular da SSPDS destacou, ainda, os números obtidos pelo programa em seus primeiros oito meses.
“Nós, ao longo desse período de abril para cá, já recuperamos mais de 5.350 aparelhos e eles estão sendo devolvidos aos seus verdadeiros donos em todo o Estado do Ceará. Então, entre no site, cadastre seu telefone e nos ajude a localizar caso ocorra algum sinistro com o seu aparelho”, orientou Roberto Sá.
Cadastro no programa
O Meu Celular pode ser acessado por qualquer pessoa com um computador ou um celular com acesso à internet, por meio do site meucelular.sspds.ce.gov.br. Após o cadastro, o usuário pode fornecer dados como número do IMEI do dispositivo (número de série do aparelho), nota fiscal e, caso o aparelho seja furtado, roubado ou perdido, PDF do Boletim de Ocorrência (BO). O cadastro, no entanto, pode ser feito preventivamente, mesmo que o proprietário esteja com o celular em mãos.
Para visualizar o IMEI do dispositivo, o proprietário pode discar o número *#06#, caso esteja com o dispositivo móvel. Caso não esteja com o celular em mãos, proprietários de celulares com sistema “Android” podem visualizar o número por meio da ferramenta “Encontre Meu Dispositivo”; já os usuários de iPhone (Apple), podem verificar qual o número do IMEI do dispositivo cadastrado por meio do site Buscar Dispositivos (Find My).
Fonte: GC Mais