Ceará registra redução de 13,8% nos homicídios entre janeiro e julho de 2025
Foram 1.690 homicídios registrados de janeiro a julho deste ano, contra 1.960 no mesmo período de 2024
O Estado do Ceará apresentou uma redução significativa nos índices de homicídios nos primeiros sete meses de 2025. Segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram 1.690 homicídios registrados de janeiro a julho deste ano, contra 1.960 no mesmo período de 2024 — uma retração de 13,8%, o equivalente a 270 mortes a menos em todo o estado.
A queda é atribuída ao trabalho contínuo e integrado das Forças de Segurança, que têm intensificado ações em todas as regiões. O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou o papel do governo e dos agentes:
“Esse resultado é fruto das decisões acertadas do governador Elmano de Freitas, que sempre ouve os nossos agentes das Forças de Segurança, e da bravura desses homens e mulheres, que dedicam suas vidas para proteger a população cearense”, afirmou.
Fortaleza e interior também apresentaram redução
A capital cearense, Fortaleza, registrou uma redução de 10,5% no número de homicídios no período. Foram 444 casos entre janeiro e julho de 2025, frente a 496 ocorrências no mesmo intervalo do ano passado.
A maior queda proporcional foi na região do Interior Sul, que engloba 84 municípios: a redução chegou a 20,8%, com 312 homicídios em 2025, contra 394 em 2024. A Região Metropolitana de Fortaleza também teve retração significativa, de 16,3% — passando de 559 para 468 homicídios. Já o Interior Norte registrou queda de 8,8%, com 466 casos este ano, frente aos 511 do ano passado.
Julho teve melhor resultado para Fortaleza em dois anos
Especificamente no mês de julho, Fortaleza registrou o menor número de homicídios dos últimos 24 meses, com 53 ocorrências. Em julho de 2024, foram 58. O dado também representa o melhor resultado da série histórica da capital para o mês de julho.
No entanto, o número total de homicídios no Ceará em julho aumentou 6,1%, influenciado pela alta na Região Norte, que teve 101 casos — uma elevação de 29,5% em relação aos 78 homicídios registrados no mesmo mês de 2024.
A Região Metropolitana registrou leve redução (4,4%), enquanto o Interior Sul manteve o mesmo número de ocorrências (42) nos dois períodos.
Reforço de segurança no Interior Norte
Diante do crescimento registrado na Região Norte, autoridades estaduais intensificaram operações de segurança na área. O secretário Roberto Sá, a delegada-adjunta da Polícia Civil, Teresa Cruz, e o comandante-geral da PM, coronel Sinval Sampaio, estiveram em Sobral para alinhar estratégias com os profissionais da segurança local.
O secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira, também visitou o município de Itapajé, onde acompanhou investigações em curso e participou de diligências com o objetivo de identificar e capturar suspeitos de crimes na região. As ações buscam conter o avanço dos homicídios na área Norte e manter a tendência de queda observada no restante do estado.
Fonte: GC Mais