Ceará tem 64% de chance de ter mais um ano de seca, revela Funceme

O Ceará tem 64% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2015. É o pior prognóstico dos últimos anos divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em coletiva na manhã desta terça-feira, 20.
A possibilidade das precipitações deste ano estarem na média considerada normal é de 27%; já a chance de o ano ser chuvoso é de apenas 9%. A análise revela uma grande chance de o Estado entrar no quarto ano consecutivo de estiagem, reforçando a gravidade do panorama da seca no Ceará.
Na semana passada, análises divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontavam 45% de chance da quadra chuvosa ser abaixo da média, em estados localizados na área norte do Nordeste (Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco).
Em entrevista coletiva após a divulgação oficial do prognóstico, o governador Camilo Santana (PT) classificou como preocupante a situação do Ceará diante da maior probabilidade de ano seco em relação às previsões elaboradas desde 2002. Se 2014 foi de criticidade na zona rural dos municípios, Camilo destacou que a tendência em 2015 é de colapso hídrico nas sedes municipais, a exemplo da situação enfrentada atualmente em São Luís do Curu e prevista para Crateús nos próximos dias.
O governador ressaltou a continuidade de obras importantes para garantir a segurança hídrica do Ceará, como o Cinturão das Águas e a transposição do Rio São Francisco. 

Com Informações do Jornal O Povo

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.