Ceará tem a maior alta de assassinatos no Brasil em 2020

Na primeira parcial do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta segunda-feira (19), mostrou o Ceará com a maior alta no número de assassinatos entre os estados brasileiros comparando o mesmo período com o ano passado.
De acordo com os dados, foram 2.340 registros no primeiro semestre deste ano, quase o dobro (96%) do total contabilizado no mesmo período do ano passado (1.190 ocorrências). Em números absolutos, o estado foi o terceiro no ranking nacional de mortes violentas intencionais (MVIs).
O Ceará fica atrás apenas da Bahia (3.249) e do Rio de Janeiro (2.728) nas estatísticas, e ultrapassou São Paulo, que registrou 2.204 mortes violentas intencionais em 2020. Os números são a soma das vítimas de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de mortes e óbitos decorrentes de intervenções policiais.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma que os índices de criminalidade do Ceará sofreram grande impacto com o motim de parte de policiais militares, no início do ano. O estado vinha de uma redução de números até o início da greve dos policiais militares.
*Via Célio Brito

Deixe uma resposta