Sobral e Fortaleza são os dois municípios mais competitivos do Ceará. Eles ocupam nacionalmente a 76ª e 97ª posições, respectivamente, no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Enquanto a cidade do interior cearense conquistou nota 53,68, a Capital obteve nota 52,93, de acordo com a metodologia adotada pelo CLP. As notas variam de 0 a 100, e constituem uma média ponderada entre diferentes quesitos, baseados em um compilado de informações oficiais disponibilizadas pelo Poder Público.
Ambas as cidades cearenses compõem o seleto grupo de três municípios do Nordeste que constam nas primeiras 100 colocações deste ranking. A liderança regional fica com Recife, que está em 61º lugar no Brasil.
O levantamento analisa uma série de indicadores e pilares de diversas áreas em 418 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. Segundo o CLP, o ranking fornece “indicadores que contribuam para as políticas públicas, de modo que favoreçam um diagnóstico preciso”.
Sobral cresce no ranking e desbanca Fortaleza
O ranking é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. A principal cidade da Região Norte do Ceará ocupava no ano passado o 161º lugar, mas vivenciou uma evolução expressiva em 12 meses.
Fortaleza é a única capital nordestina a não liderar o ranking de competitividade dentro do próprio estado. Nas 11 primeiras colocações, inclusive, fica restrito a Sobral e Eusébio o papel de ser as não-capitais com melhor posição na lista.
A capital cearense ficou praticamente estagnada em comparação com 2024. A queda de uma posição é reflexo da média dos diversos pilares e indicadores, que foram, em geral piores do que no ano passado, com exceção da economia, que subiu uma posição.
Fonte: Diário do Nordeste