Ceará tem o segundo maior número de inscritos do Enem no Nordeste

Com 3.112 participantes, o Ceará ficou em segundo lugar no ranking dos estados da região Nordeste com maior número de inscritos na versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A modalidade é nova e deve aplicada pela primeira vez pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 31 janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Os municípios cearenses que participarão desta modalidade são Fortaleza, Sobral e Quixadá. As informações foram fornecidas pelo Inep.

Enem digital

De acordo com o Inep, neste primeiro ano, o exame digital foi disponibilizado para cerca de 100 mil alunos do último ano do Ensino Médio ou pessoas que já concluíram o período estudantil. O modelo, entretanto, exclui “treineiros” e participantes que necessitam de atendimento especial no Enem.

Os participantes puderam escolher, no ato de inscrição, pela prova piloto no modelo digital ou a versão tradicional da prova em papel, conforme o órgão. A implantação do modelo digital será progressiva, com previsão de consolidação em 2026.

Segundo o Inep, além da economia para o meio ambiente com a redução do uso de papel, o Enem Digital deve permitir a utilização de novas abordagens nas questões, com vídeos, infográficos e até com a lógica de games.

O Instituto ainda traz que a prova de 2020 terá três aplicações: a digital, a regular e a reaplicação. O último caso é para os participantes prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura durante a realização da prova digital. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.

(Com informações Diário do nordeste)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.