Ceará tem sete das dez cidades com maiores notas no fim do ensino fundamental do Brasil; veja ranking do Ideb
O estado foi destaque tanto nos anos iniciais do ensino fundamental quanto nos anos finais, com destaque para o 9° ano. O Ceará não bateu, no entanto, a meta do ensino médio.
O Ceará tem sete das dez cidades com melhores desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no 9° ano do ensino fundamental em todo o Brasil. O resultado da avaliação do Ideb com os dados de 2023 foram divulgados nesta quarta-feira (14).
➡️ Veja o ranking:
- Santana do Mundaú (AL) – 9,3
- Pires Ferreira (CE) – 9,2
- Deputado Irapuan Pinheiro (CE) – 8,8
- Coruripe (AL) – 8,7
- Catunda(CE) – 8,4
- União dos Palmares (AL) – 8,4
- Ararendá (CE) – 8,3
- Novo Oriente (CE) – 8,2
- Sobral (CE) – 7,9
- Jijoca de Jericoacoara (CE) – 7,8
Entre as 50 cidades com maiores notas do Ideb 2023, no 9° ano do ensino fundamental, 36 são do Nordeste, sendo 20 apenas do Ceará. O Ceará teve avanços no ensino fundamental, mas o desempenho no ensino médio novamente ficou abaixo da meta.
O Ideb foi criado em 2007 e é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
O Ceará alcançou 6,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e 5,5 pontos nos anos finais (6º ao 9º). Com isso, nos anos iniciais o estado avançou e teve 1,2 pontos a mais do que a meta estabelecida no primeiro ciclo ldeb (5,4).
O Ceará, no entanto, não bateu a meta referente ao ensino médio, onde registrou 4,3 pontos (a meta era 5,2). Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.
O Ceará também tem as dez melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental. A unidade com a melhor nota no Brasil em 2023, no recorte que avalia do 1º ao 5º ano, é a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, do município de Coreaú.
A unidade teve 10 no Ideb, 4,3 pontos a mais que a meta estabelecida para a escola – de acordo com a base do Ideb 2021, também utilizada pelo MEC para 2023. Dentre as 21 escolas que alcançaram a nota 10, na lista nacional, 15 são do Ceará.
As dez escolas cearenses que têm destaque nos anos iniciais do fundamental são:
- Escola Municipal Nossa Senhora da Paz – Coreaú
- João Evangelista Da Cruz EEF – Cruz
- Macario Jose De Farias EEF – Cruz
- Renascer EEIEF – Itapiúna
- Antonia Ferreira Dos Santos EEIEF – Mucambo
- Jose Domingos De Alcântara EEIEF – Mucambo
- Francisco Severiano Sousa EEF- Novo Oriente
- EEMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira
- EEMTI Alzira Maria De Araujo – Pires Ferreira
- Escola Leonilia Gomes Parente – Pires Ferreira
“Nós temos muito orgulho do resultado do Estado do Ceará nesse anuncio do Ideb [2023]. Quando consideramos os anos iniciais e escola pública, temos a melhor colocação, o primeiro lugar nos anos iniciais e primeiro lugar nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, seguimos sempre avançando e sempre melhorando”, ressaltou o governador Elmano de Freitas.
O Indicador foi criado em 2007 e é divulgado a cada dois anos. Ele avalia o desempenho dos alunos principalmente em matemática, língua portuguesa, além do número de aprovados e reprovados.
Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará, avalia que o Ceará tem avançado com as escolas de tempo integral:
“Avaliamos a importância, não só da criança e do jovem estarem mais tempo na escola, mas seus projetos de vida que são desenvolvidos lá dentro nessa interação com professores, servidores e colegas”.
FONTE: G1