Ceará vai receber seis novas unidades do IFCE até 2026

O Ceará ganhará seis novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a expansão das unidades criará 140 mil novas vagas para alunos no país, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

As unidades vão ser instaladas nos municípios de FortalezaCascavelMauritiCampos Sales e Lavras da Mangabeira. Na capital serão duas unidades. Ao todo serão 8,4 mil vagas.

O estado conta hoje com 25 unidades, distribuídas em todas as regiões, sendo 23 campi efetivamente implantados.

Veja as cidades já agraciadas com unidades: 

  1. Acaraú
  2. Aracati
  3. Baturité
  4. Camocim
  5. Canindé
  6. Caucaia
  7. Cedro
  8. Crateús
  9. Crato
  10. Fortaleza
  11. Iguatu
  12. Jaguaribe
  13. Juazeiro do Norte
  14. Limoeiro do Norte
  15. Maracanaú
  16. Morada Nova
  17. Tabuleiro do Norte
  18. Tauá
  19. Tianguá
  20. Quixadá
  21. Sobral
  22. Ubajara e Umirim
  23. Guaramiranga
  24. Jaguaruana

Investimento em educação

As instituições de educação profissional e tecnológica (EPT) oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação.

O aumento do número de campi e de matrículas nos institutos federais é defendido por Lula desde o começo do terceiro mandato. O investimento nas novas unidades faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão investidos R$ 3,9 bilhões nos próximos anos. Os recursos também serão utilizados em melhorias nos demais institutos.

Os institutos integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criada em 2008. As instituições foram criadas a partir das antigas escolas técnicas.

Fonte: G1 CE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.