Chove em mais de 100 cidades no Ceará, neste dia de São José

Chegou a 102 o número de municípios cearenses com chuva, nesta terça-feira, 19, dia de São José, padroeiro do Ceará. Até as 11h55min, a maior precipitação ocorrida foi em Jaguaretama, com 158 mm. Em seguida, vem Acopiara, onde choveu 98 mm. Em Fortaleza, a chuva foi de 1,6 mm. De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as precipitações foram registradas em todas as oito regiõs do Estado.
A previsão do tempo no Ceará para o dia de São José, é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas, com menor intensidade.
Segundo informações a Funceme, as precipitações são causadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que vem provocando chuvas desde o último sábado no Ceará e tende a se manter atuando nos próximos dois dias.

Chuva no dia de São José

Apesar da crença popular cearense de que se chover no dia 19 de março, o período chuvoso será bom, a Funceme diz que, do ponto de vista científico, não há qualquer relação entre as precipitações nesta data e a qualidade da estação chuvosa. “Há registros de anos em que choveu no dia de São José e a quadra chuvosa ficou abaixo da média, assim como o inverso”, diz Fundação.

Informações: O POVO Online