Cid Gomes é o candidato ao Senado de todos os filiados ao PSB, diz Aldigueri

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), afirmou que o senador Cid Gomes é o candidato ao Senado apoiado por todos os filiados do Partido Socialista Brasileiro. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (2), durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2026, e reforça o protagonismo de Cid no tabuleiro político estadual para o próximo pleito.

Segundo Aldigueri, até mesmo o pré-candidato do partido ao Senado, o deputado federal Júnior Mano (PSB), defende a reeleição de Cid. O parlamentar é citado como uma alternativa apenas no cenário em que o senador opte por não disputar um novo mandato.

“O senador Cid é muito novo ainda, tem muito a oferecer. É um grande conselheiro do governador Elmano de Freitas e é um grande conselheiro do ministro Camilo Santana. Então, ele tem o direito legítimo à reeleição. Todo e qualquer filiado ao PSB defende a reeleição dele, inclusive o nosso pré-candidato deputado Júnior Mano. Caso o senador Cid não opte, hoje está posta a pré-candidatura do nosso amigo deputado federal Júnior Mano”, afirmou o presidente da Alece.

Ainda ao comentar o papel político de Cid Gomes, Aldigueri destacou a experiência do senador e sua influência estratégica dentro da base governista. “O senador Cid tem muito ainda a oferecer, é um grande conselheiro do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do ministro da Educação, Camilo Santana”, pontuou.

Clima eleitoral na Alece
Questionado pelo Opinião CE sobre a influência do período eleitoral nas estratégias internas da Assembleia, Romeu Aldigueri afirmou que tem atuado para preservar o funcionamento institucional da Casa, independentemente das disputas políticas nos municípios e no cenário estadual.

“Eu já pedi a todos eles que deixem os acirramentos de eleições municipais no município. Então é importante que a gente pense no macro, dentro da nossa matriz partidária, mas respeitando o contraditório”, disse, ao se referir aos 46 deputados estaduais.

A fala ocorre em um contexto de intensificação das articulações para as eleições de 2026, com reflexos diretos no debate legislativo e nas movimentações das bancadas.

Governo vê disputa como “bom problema”
O líder do Governo Elmano na Alece, deputado Guilherme Sampaio (PT), também comentou o cenário de múltiplas opções para a disputa ao Senado dentro da base aliada. Para ele, a existência de vários nomes competitivos não representa fragilidade, mas força política.

“Eu digo muito, as pessoas veem isso como dificuldade, eu vejo como um trunfo. Só um projeto político forte e com amplo respaldo popular tem essa quantidade de opções de candidatos majoritários ao Senado que o nosso projeto político tem”, avaliou.

Segundo Sampaio, o desafio de acomodar diferentes lideranças é consequência direta da robustez da aliança governista. “Esse é um bom problema. As pessoas brigam para ter esse tipo de problema. Crescer na política é trocar problemas mais simples por problemas mais complexos. Tenho certeza que as lideranças partidárias terão o discernimento e a competência necessária para montar uma chapa vencedora”, concluiu.

Fonte: Opinião CE