Cidades Históricas: Sítio histórico de Sobral receberá verba do PAC2

Casa onde irá funcionar futura Pinacoteca. 

Sobral foi uma dos 44 municípios contemplados com o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), o PAC Cidades Históricas, onde serão investidos cerca de R$1 bilhão em restauração de monumentos, espaços públicos e sítios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Ao total, foram 44 prefeitos de 20 Estados que participaram no fim de janeiro do encontro realizado em Brasília com a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy.
De acordo com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, os objetivos dessas ações avançam em tornar o patrimônio cultural indutor de geração de renda, agregação social e afirmação da identidade das cidades históricas. Os investimentos também contribuem para o desenvolvimento urbano das localidades. “É importantíssimo Sobral ser selecionado entre 44 municípios brasileiros com esse projeto de qualificação dos sítios históricos. Já temos diversos projetos na área de revitalização”, ressaltou.
Obras que irão receber revitalização
Em Sobral, a arquiteta do município, Marcely Barreira, listou as obras prioritárias para receber revitalização. A Pinacoteca de Sobral, que está sendo reformada, por enquanto, com verba municipal, deverá ser o maior investimento. “A obra é prioritária, pois está sendo reconstruída a partir e um casarão antigo, onde tentamos reaproveitar ao máximo a infraestrutura, mas muito deverá ser reconstruído”.
A lista segue com a Praça Samuel Ponte, na Avenida Lucia Saboya; Praça Senador Figueiredo, em frente ao antigo Fórum e popularmente conhecida como Praça dos Correios; Museu Dom José; Teatro Apolo, na Margem Esquerda; Palacete Chagas Barreto; Museu do Eclipse; Casa do Professor, localizada no antigo Cartório Pedro Mendes; e a Praça da Igreja Menino Deus.

As obras abrangem a revita-lização de fachada, infraestrutura e restauração, tendo cada imóvel suas necessidades diferenciadas. O valor total da verba e a entrega ainda não foram definidos. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Município, o prefeito deverá ir na próxima semana para Brasília, a fim de comparecer a uma nova reunião para definir o assunto.
As cidades prioritárias foram escolhidas pelo Iphan após um vasto levantamento nas cidades históricas no período entre 2009 e 2011, visando identificar as principais demandas de requalificação de monumentos e de espaços públicos, assim como de promoção e valorização de manifestações e conhecimentos associados ao patrimônio. Fora Sobral, foram escolhidas também no Ceará as cidades de Aracati e Fortaleza. O Centro Histórico de Sobral também está passando por uma revitalização desde janeiro do ano passado, que inclui a padronização de calçadas, restauração de fachadas e requalificação de todo o Centro, que abrange área de 27 hectares tombada pelo Iphan. Os recursos aplicados no Sobral Novo Centro são da ordem de R$ 13 milhões, provenientes da Prefeitura de Sobral, do Governo do Estado e do Ministério da Cultura, através do Iphan.
Informações: Jéssica Rodrigues