Cinco presos fugiram da Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-4), no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na noite desse domingo, 13. Informação é confirmada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-Ce) e os internos teriam utilizado uma corda com lençóis para escalar guarita e o muro da unidade prisional.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocializaão (SAP), um deles foi recapturado na manhã desta segunda-feira, 14. O interno, identificado como Diego da Costa Silva, foi preso no perímetro cercado pelos policiais penais próximo à unidade prisional. A pasta afirmou que as composições seguem nas diligências para recapturar os demais fugitivos, com uso de drones e cães policiais.
De acordo com o Sindppen-Ce, os cinco detentos fugiram da ala C, onde estariam presos da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Dos cinco detentos, três foram identificados como integrantes do PCC e um da facção cearense Guardiões do Estado (GDE).
Eles são Diego da Costa, 28, e Francisco Ítalo Mendes, 28, supostos integrantes do PCC, e Devison Pereira, 19, que seria da GDE. Os demais internos foram identificados pelo Sindicato como Francisco de Assis Oleiveira e Kennedy Xavier Rodrigues. Os internos teriam fugido rumo à BR-116.
Conforme o diretor do Sindppen e conselheiro do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), Rafael Magno, a fuga aconteceu após os internos quebrarem os cadeados que dão acesso à área de banho de sol da unidade. Em seguida, eles escalaram o muro da área com uma “teresa”, corda formada por lençóis torcidos.
O espaço fica localizado na parte superior da unidade prisional. Ainda segundo Rafael, com acesso ao teto da unidade eles pularam e fugiram. O Sindicato informou que as buscas foram iniciadas ainda na noite do domingo, 13, e seguiu ao longo da madrugada desta segunda-feira, 14.
Fonte: O POVO
Fonte: O POVO