Ciro Gomes descarta candidatura em 2026 e declara apoio a Roberto Cláudio para Governo do Ceará

Durante participação no Fórum O Otimista Brasil, realizado em Brasília nesta quarta-feira (28), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) negou que irá disputar qualquer cargo eletivo nas eleições de 2026, inclusive para a Presidência da República ou o Governo do Ceará. A declaração encerra especulações sobre uma possível candidatura de Ciro, que era visto por parte do eleitorado bolsonarista como uma alternativa à hegemonia do PT no Estado.

Na ocasião, Ciro Gomes também confirmou seu apoio ao ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, a quem endossou como nome para disputar o Governo do Ceará. No entanto, a movimentação política de Roberto Cláudio ganhou novo capítulo nesta quinta-feira (29), quando ele anunciou, em suas redes sociais, sua desfiliação do PDT, partido em que construiu sua carreira política ao lado dos irmãos Ferreira Gomes.

Na publicação, o ex-prefeito destacou a necessidade de combater o que chamou de “hegemonia do PT no Estado”, além de propor a “construção de um novo projeto político” para o Ceará.