Ciro Gomes se recusa a comentar sucessão de Ivo em Sobral: ‘A faca ainda está atravessada’

Ciro Gomes (PDT) evitou falar publicamente sobre o cenário pré-eleitoral de Sobral, reduto político da sua família. Vice-presidente nacional da legenda, o ex-governador do Ceará esteve presente em um almoço com dirigentes partidários da base do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), no início da tarde desta quarta-feira (20), em um restaurante da Capital cearense. Quando questionado sobre o assunto, disse preferir não se manifestar.

“Eu prefiro, se você me permitir, não comentar nada lá de Sobral porque a faca ainda está atravessada aqui, doendo, para a moléstia”, alfinetou o político durante entrevista coletiva realizada no intervalo do encontro de aliados. Segundo ele, em tom irônico, a última notícia que teve do município foi a morte de uma tia, aos 104 anos, e que, apesar disso, não esteve na cidade.

Questionado sobre a participação de representantes da aliança pedetista no pleito municipal de outubro, Gomes disse que o objetivo do seu grupo é ter postulantes na maioria dos colégios eleitorais cearenses. “O que eu vou dizer é o seguinte, é que nós vamos oferecer ao povo cearense uma alternativa em Fortaleza em todos os lugares que nós pudermos”, concluiu.

QUEM CHEFIA A PREFEITURA DE SOBRAL

A administração sobralense é atualmente comandada por Ivo Gomes (PSB) – irmão do senador Cid Gomes (PSB), da deputada estadual Lia Gomes (PDT) e de Ciro, membros de um clã que exerce um protagonismo eleitoral na municipalidade desde o fim da década de 1990. Reeleito em 2020, ainda pela agremiação trabalhista, Ivo migrou para o socialismo em fevereiro deste ano, em meio a filiação de 40 prefeitos, de Cid e da ex-governadora Izolda Cela.

O êxodo partidário de Ivo, Cid e aliados se deu após uma crise interna no PDT e de um rompimento familiar, ambos produzidos pelo contexto de cisão política entre pedetistas e petistas, iniciado em 2022, meses antes da eleição para o Palácio da Abolição. Ao longo de 2023, uma sucessão de eventos, marcados por cartas de anuência para parlamentares e brigas judiciais, deu volume para o conflito.

SUCESSÃO DE IVO E OPONENTES

Com a família dividida e imbuído da tarefa de passar o bastão para um sucessor ou sucessora, Ivo, com o apoio da base do Governo Elmano, tem em suas mãos uma lista de cotados. Nesta relação figuram nomes como o empresário Lucio Feijão; o seu chefe de gabinete, David Duarte; o diretor da Cagece, Luciano Arruda; o ex-vice-prefeito Carlos Hiltona própria Izolda Cela, hoje secretária-executiva do Ministério da Educação; e a atual vice-prefeita Christianne Coelho (PT).

Enquanto isso, o PDT não tem falado abertamente sobre a participação de um representante na disputa. Caso cumpra o que declarou Ciro, o partido deverá montar uma estratégia nova, uma vez que os filiados com maior viabilidade – justamente os integrantes da família Ferreira Gomes – saíram do quadro ou desejam, por meio de intervenção judicial, deixar as fileiras pedetistas.

Completando a fotografia da eleição de Sobral, a oposição já articula uma maneira de quebrar a hegemonia do agrupamento político que se mantém no comando do Paço Municipal de Sobral há mais de duas décadas. Legendas como o Partido Liberal – que ainda deve definir sua pré-candidatura – e o União Brasil – que tem o deputado estadual Oscar Rodrigues como pré-candidato – surgem no horizonte.

Fonte: Diário do Nordeste

 

1 comentário
  1. تقدم شركة كايرو هايتس مجموعة من أكبر المشروعات السكنية المتميزة وشقق للبيع بالقاهرة الجديدة والتجمع الخامس والعديد من الوحدات السكنية الراقية بعقارات بيت الوطن والتى تتميز بالخصوصية والهدوء والإطلالة الفريدة على حدائق ومساحات خضراء.
    تختار كايرو هايتس بالقاهرة الجديدة مشروعاتها بعناية وبمواقع استراتيجية بحيث تكون قريبة من مناطق الخدمات والمراكز الترفيهية وأشهر النوادى والمؤسسات التعليمية الهامة.
    شقق للبيع ببيت الوطن بالتقسيط

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.