Ciro: programa de reestruturação de dívidas abrangerá 6 mi de empresas
Candidato disse que o projeto tem objetivo de tirar pessoas físicas e jurídicas do SPC, com taxas de juros menores e prazos mais longos
O ex-governador do Ceará e candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), afirmou, nesta quinta-feira (18/8), que o programa Nome Limpo, uma das propostas de seu plano de governo, vai reestruturar dívidas de 6 milhões de empresas.
A declaração foi dada durante participação no ciclo de debates com presidenciáveis promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O candidato disse que o programa tem objetivo de tirar pessoas físicas e jurídicas do SPC, com taxa de juros menores do que as cobradas atualmente em modelos de renegociação de dívidas e prazos mais longos para pagamento.
A proposta é de que o programa seja financiado por bancos públicos, com possibilidade de adesão de bancos privados. Além disso, o candidato propôs programas de educação financeira.
O objetivo é melhorar o cenário econômico do país, promovendo consumo e emprego. “Vamos caminhar na direção de consolidar o crédito empresarial que é a premissa do investimento”, afirmou.
Outra maneira de promover o aumento do consumo será a implementação de um programa e transferência de renda. A proposta tem sido fortemente
O programa Eduardo Suplicy, que ganhou o nome do ex-senador petista, pretende reunir centralizar as ações de transferência de renda, com auxílio de R$ 1 mil a famílias com renda igual ou inferior a R$ 417.
“O que o empresário, qualquer empresário — especialmente do comércio — precisa? Precisa de freguês. Meu foco é na renda do povo”, afirmou.
Reforma tributária
Durante o debate, Ciro propôs um modelo de simplificação do sistema tributário brasileiro.
“Há necessidade de estabelecer mudança no modelo tributário do Brasil. Para o comércio, a mais interessante da minha proposta é a unificação dos seis impostos adicionados que o Brasil cobra em um único Imposto sobre Valor Agregado (IVA), disse.
FONTE: Metropoles