Clientes da Cagece podem fazer autoleitura do consumo de água no Ceará por meio do aplicativo
A ferramenta foi criada pela Cagece durante a pandemia de covid-19 e continua disponível até hoje, devido à praticidade
Os clientes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) têm à disposição a opção de realizar a autoleitura do hidrômetro pelo aplicativo da empresa, disponível para Android e iOS. O recurso permite que o próprio consumidor registre o consumo de água do imóvel e envie os dados à companhia sem a necessidade da visita de um técnico.
O gerente de marketing do Hospital Infantil Filantrópico (Hospital Sopai) e influenciador digital Anderson Queiroz conta que o uso do aplicativo resolveu antigos transtornos. “Já tive alguns problemas com a Cagece e, quando eu resolvi baixar o aplicativo, eu acho que facilitou muito a minha vida, que aí eu consigo ver aqui como é que é, como funciona, a questão do hidrômetro, tudo bem direitinho e eu acho que isso aqui nos ajuda muito.”
De acordo com o superintendente da Cagece, Agostinho Moreira, a ferramenta foi criada durante a pandemia e continua disponível devido à praticidade. “Naquela ocasião, nós tínhamos a necessidade de isolamento social, provocado pela crise sanitária que a gente atravessava, todo o país, na realidade todo o mundo, e nós desenvolvemos esse aplicativo exatamente para que a pessoa pudesse realizar o seu faturamento sem a necessidade do acesso do técnico da Cagece às dependências do imóvel.”
Saiba como fazer a autoleitura para consultar o consumo de água pelo aplicativo da Cagece
O procedimento é simples. Após o cadastro no aplicativo, o cliente acessa a área de autoleitura, insere os números exibidos no hidrômetro, tira uma foto do medidor e envia as informações. No entanto, a leitura só pode ser feita no dia definido pela companhia.
Segundo o analista de negócios da Cagece, Yuri Lamboglia, “tem um período de meia-noite até 17h30, daquele dia, para poder fazer a autoleitura”. Ele explica que o cliente deve acessar com o login, que é feito com o número do documento do cliente, seja CPF ou CNPJ, além de uma senha. A partir disso, o acesso fica restrito somente a esse cliente.
Ao aderir à autoleitura, o cliente deixa de receber a conta impressa e passa a receber a fatura por e-mail. A Cagece afirma que o processo é totalmente seguro.
“A Cagece possui hoje aproximadamente 320 mil imóveis que são instalados na parte interna do imóvel, das suas dependências. E para esses imóveis, muitas vezes a pessoa não tem disponibilidade de estar em casa para aguardar a presença de um técnico da Cagece. Então, por esse motivo, nós continuamos com o aplicativo, com a ferramenta. Estamos oferecendo e comunicando para que todos os usuários que são clientes da Cagece, independente de ser do lado de dentro ou de fora do seu hidrômetro, ele possa aderir ao processo”, conclui Agostinho Moreira.
Meses mais quentes
O monitoramento do consumo de água pode ser útil principalmente nos meses mais quentes do ano. A Cagece, em setembro deste ano, emitiu um alerta à população para a importância do uso consciente da água.
Os meses de setembro a dezembro costumam registrar temperaturas elevadas em todo o Nordeste, o que leva a um aumento significativo no consumo hídrico. Diante desse cenário, a Cagece reforça a necessidade de adoção de hábitos sustentáveis para evitar o desperdício e preservar esse recurso essencial.
Para ajudar a população a enfrentar o calor sem comprometer os recursos hídricos, a Companhia compartilhou dicas de economia. Entre elas, estão tomar banhos mais curtos, evitar deixar a torneira aberta enquanto se ensaboa, reaproveitar a água do cozimento de alimentos e verificar constantemente se há vazamentos em torneiras e encanamentos. Outra orientação é evitar o uso excessivo da mangueira para limpeza de calçadas e carros, optando pelo balde ou mangueiras com bicos reguladores.
Fonte: Gcmais

