CNH sem autoescola: novas regras começam a valer no Ceará na segunda-feira (22)

O novo modelo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que dispensa a obrigatoriedade das autoescolas, começa a valer oficialmente no Ceará na próxima segunda-feira (22), segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

A resolução 1020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que oficializou as novas regras em todo o País, foi publicada no último dia 9 de dezembro. No dia seguinte, no entanto, o Detran-CE informou sobre a necessidade de adequar os sistemas ao novo formato, garantindo assim uma aplicação segura das medidas.

Agora, com os sistemas já adaptados, os interessados em dar entrada no processo de obtenção do documento em conformidade às regras atuais poderão fazê-lo, a partir de segunda, mediante agendamento no site do Detran-CE. O candidato deve acessar a Central de Serviços e clicar na aba “Primeira Habilitação”.

“O Detran-CE reforça o compromisso com a segurança, modernização tecnológica e eficácia no atendimento ao usuário, colaborando para um trânsito mais seguro em todo o Ceará”, disse o órgão, em nota.

Quais os requisitos para tirar a CNH?
Os requisitos para a obtenção da CNH continuam os mesmos de antes, mudando apenas as etapas do processo, que se tornou mais acessível. Para solicitar a carteira de motorista, o candidato deve:

– Ter idade igual ou superior a 18 anos;
– Saber ler e escrever;
– Possuir RG, CPF e comprovante de residência;
– Ser aprovado nos exames médicos, psicológico, teórico e prático.

O que muda com a CNH sem autoescola?
Simplificação do processo de abertura
Além dos Detrans, candidatos podem realizar a solicitação de abertura do processo para obtenção da CNH diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, disponível para Android e iOS.

Fonte: Diário do Nordeste