Coca-Cola lançará versão com açúcar de cana após pressão de Trump
Mudança foi sugerida pelo presidente norte-americano na semana passada
A Coca-Cola informou nesta terça-feira (22) que vai lançar em setembro uma versão da bebida com açúcar da cana-de-açúcar, produzida nos Estados Unidos. O açúcar deve substituir o xarope de milho. A novidade vem após o presidente Donald Trump expressar desejo de alterar a receita da Coca no país, por ser uma opção mais “saudável”.
“Como parte de sua agenda contínua de inovação, neste outono nos Estados Unidos, a empresa planeja lançar um produto feito com açúcar de cana dos EUA para expandir sua linha de produtos da marca registrada Coca‑Cola”, disse a empresa, em comunicado à imprensa.
Segundo a Coca-Cola, “essa adição foi desenvolvida para complementar o forte portfólio principal da empresa e oferecer mais opções para diferentes ocasiões e preferências”.
No governo do presidente estadunidense, foi organizada uma campanha chamada “Torne os Estados Unidos Saudáveis Outra Vez”.
“Será uma decisão muito boa da parte deles. Vocês vão ver. É simplesmente melhor!”, escreveu Trump, ao expressar o desejo de mudança da receita.
Diferenças entre elementos
A diferença entre o xarope de milho (HFCS) e o açúcar da cana-de-açúcar (sacarose) está na estrutura, pois o xarope contém frutose e glicose livres sem ligação química, e a cana é formada por dois açúcares ligados quimicamente.
Essas diferenças estruturais não parecem afetar significativamente a saúde. De acordo com uma revisão de estudos clínicos realizada em 2022, não foram encontradas diferenças relevantes entre HFCS e sacarose em relação ao ganho de peso ou à saúde cardíaca.
Entretanto, o estudo apontou um aumento em um marcador inflamatório em pessoas que consumiam HFCS. No geral, ambos parecem ter impacto semelhante quando consumidos em quantidades calóricas equivalentes.