Com forte chuvas, sobe para 24 número de açudes sangrando no Ceará
O açude São José I, em Boa Viagem, foi o primeiro da Bacia do Banabuiú a sangrar em 2023.
Açude Gameleira, em Itapipoca, foi um dos açudes que sangraram por conta das boas chuvas. — Foto: Reprodução. Com informações do G1 CE.
Subiu para 24 o número de açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) que atingiram a capacidade máxima. As fortes chuvas registradas neste fim de semana em todo o Ceará geraram bons volumes, principalmente em reservatórios das regiões Norte, Sul e Litoral.
O Sertão Central também recebeu bons aportes, fato que refletiu na sangria do açude São José I, em Boa Viagem, o primeiro da Bacia do Banabuiú a sangrar em 2023.
As chuvas registradas na Bacia Hidrográfica do Litoral foram os mais expressivos dos últimos dias. Na região, segundo a Cogerh, já são cinco açudes monitorados sangrando: Mundaú, Gameleira, Quandú, São Pedro Timbaúba e Poço Verde.
Em apenas uma semana, a reserva acumulada na bacia passou de 62% para 80%. O volume total no Ceará é de 33,6%.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 20,81% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 47,92%.
Já o Banabuiú se encontra com 10,31%. Atualmente, o estado tem 35 açudes com volume acima de 90% e 62 reservatórios com volume inferior a 30%.
Confira a lista dos 24 açudes com capacidade máxima:
Gameleira
Cachoeira
São Vicente
Aracoiaba
Acarape do Meio
Rosário
Caldeirões
Tijuquinha
Germinal
Altoneira
Itapajé
São Pedro Timbaúba
Itaúna
Itapebussu
Valério
Sobral
São José
Pesqueiro
Acaraú Mirim
Quandu
Junco
Poço Verde
São José I
Mundaú