Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú celebra 15 anos de história

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú prepara uma solenidade em comemoração aos 15 anos de criação da entidade. O evento, que traduz o reconhecimento do trabalho desempenhado pela entidade na construção de uma gestão eficiente dos recursos hídricos, acontece na próxima terça-feira (06), a partir das 17h30, no Centro de Convenções da cidade de Sobral. No cronograma da solenidade estão reservadas homenagens à personalidades que contribuíram para o avanço na condução dos recursos hídricos na bacia do Acaraú, além do destaque para a trajetória e crescimento do papel desempenhado pelo Comitê ao longo dos anos. O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o secretário executivo da Secretaria dos Recursos Hídricos, Dedé Teixeira, e o prefeito  de Sobral, Ivo Gomes, marcarão presença no evento, que é aberto ao público.

Antes do início da solenidade, o público poderá acompanhar a mostra fotográfica “Acaraú, Bacia de Vivências”. A imagens transmitem a vida e rotinas  na bacia do Acaraú. As imagens e curadoria da exposição são dos fotógrafos Alex Costa de Oliveira e José Clerton Costa.  

O Comitê de Bacia do Acaraú representa a sociedade na condução da gestão dos recursos hídricos. O colegiado define, dentre outras pautas, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica, media os conflitos relacionados aos recursos hídricos e decide as vazões de operação dos sistemas hídricos. A Cogerh estimula e gerencia a formação de canais de participação da sociedade civil e dos usuários de água no processo de co-gestão dos recursos hídricos, servindo como secretaria-executiva do Comitê e prestando apoio técnico, científico, financeiro e logístico. 

Resultado de imagem para Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú celebra 15 anos de história

A Bacia Hidrográfica do Acaraú
Responsável por cerca de 10% do território cearense e abrangendo 28 municípios, a Bacia do Acaraú é personagem essencial na vida do cearense que recebe suas águas.  É composta por 28 municípios e apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 1.443.763.000 bilhão de m³, registrando um total de 14 açudes públicos gerenciados pela Cogerh, entre eles o Araras (Paulo Sarasate),Taquara, Jaibaras(Aires de sousa) e Edson Queiroz. É constituída por 40 instituições membros,distribuídas nos seguintes segmentos: Poder Público Municipal – 8, Poder Público Estadual e Federal – 8, Usuários – 12, e Sociedade Civil – 12 instituições.

Comitês de Bacias Hidrográficas
Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) foram definidos pela lei estadual nº 14.844 como entes regionais de gestão de recursos hídricos com funções consultivas e deliberativas. São entidades compostas  por representantes dos usuários, sociedade civil, das prefeituras e dos órgãos de Governo. É a instância mais importante de participação e integração do planejamento e das ações na área dos recursos hídricos.

Serviço

Solenidade em Comemoração aos 15 anos do Comitê do Acaraú

Data: 06/08/19
Local: Centro de Convenções de Sobral (Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 300 – Campo dos Velhos, Sobral – CE, 62011-180)
Horário: 17:30

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta