Como provar assédio moral no trabalho?

Como provar assédio moral no trabalho? Existem vários métodos para comprovar o assédio moral. Por exemplo, você pode utilizar gravações de áudio, fotos ou vídeos. O mais importante é que você reúna o máximo de provas possíveis.

Situações de assédio moral no trabalho não são incomuns no Brasil. No entanto, como são coisas que acontecem de forma prática, elas não costumam ser registradas ou deixar algum tipo de rastro. O que significa que é preciso utilizar outros meios para reunir provas e comprovar que o assédio aconteceu.

Acompanhe.

Saiba como provar assédio moral no trabalho

Antes de tudo, você deve saber que o assédio moral acontece quando a pessoa é exposta a situações humilhantes e constrangedoras de forma recorrente no trabalho. Ou seja, não se tratam de situações isoladas, mas sim de uma verdadeira perseguição ao indivíduo.

E muitas vezes em situações difíceis de provar. Por exemplo, como comprovar xingamentos e humilhações que acontecem entre 4 paredes numa reunião sem testemunhas com o chefe?

Ou, como comprovar que seu colega de trabalho o trata de forma humilhante quando ninguém está olhando?

De acordo com este texto jurídico sobre assédio moral no trabalho, por mais que as situações sejam difíceis de comprovar, elas não são impossíveis. Tanto é que muitas pessoas que passam por esse tipo de constrangimento conseguem comprovar tudo na justiça e receber indenizações.

Então, como provar assédio moral no trabalho na prática?

A forma mais direta e eficaz de comprovar qualquer situação de assédio no trabalho é através de testemunhas. Portanto, se a situação acontece com frequência na frente de outras pessoas essa pode ser a sua solução.

No entanto, se a situação de assédio acontece só quando você está sozinho com o assediador, existem outros métodos. Por exemplo, você pode baixar um aplicativo de gravação de voz e deixar seu celular gravando a conversa.

Ou, pode posicionar seu telefone estrategicamente na sala para produzir um vídeo do que quer que seja que está acontecendo.

Mas, você também pode obter provas médicas. Se você sofrer algum tipo de agressão física e, acredite, isso acontece, você pode dar queixa pela agressão. Então, passar por um exame que comprova a agressão.

No entanto, o mais comum é que o assédio moral gera em situações de ansiedade problemas afetivos, estresse e até doenças como a depressão. Nesses casos, um laudo psicológico também pode ajudar a comprovar o assédio. Desde que seja possível ligar o surgimento desses problemas ao ambiente de trabalho.

Reúna mais de um tipo de prova

Como provar assédio moral no trabalho e ganhar a causa? O melhor para qualquer pessoa que é vítima de assédio moral é reunir o máximo de provas possíveis. Então, se você tem testemunhas do que acontece, não deixe de gravar um vídeo, ou áudio, se for possível.

Você também pode fazer fotografias, caso seja viável. Ou, se o assediador faz algum tipo de ação que deixe rastros, como mandar bilhetinhos, guarde tudo para servir de prova.

Dicas finais

Não se esqueça que o assédio também pode acontecer da empresa para os funcionários. Por exemplo, através de metas abusivas ou da exposição das pessoas às situações humilhantes por não cumprirem essas metas.

Uma situação que não pode acontecer, mas acontece, é mandar e-mails publicamente informando quem é o funcionário com o menor desempenho ou menor número de vendas. Outra situação que também pode caracterizar abuso são rankings públicos informando essas mesmas questões.

Quer saber mais sobre como provar assédio moral no trabalho? Comente!