Confiança da indústria do Brasil tem em agosto maior queda em um ano

A confiança da indústria no Brasil registrou em agosto a maior queda em um ano diante do arrefecimento da demanda e novo acúmulo de estoques, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (27).

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) caiu 3,5 pontos em agosto na comparação com o mês anterior, para 93,7 pontos de acordo com os dados da FGV.

“Setores relacionados a bens de capital e de consumo duráveis mantêm alguma resiliência devido a políticas setoriais, mas seguem sensíveis à política monetária”, disse Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

O ISA (Índice de Situação Atual), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, teve queda de 5,0 pontos e foi a 94,9 pontos, menor patamar desde dezembro de 2025, segundo a FGV.

Já o IE (Índice de Expectativas), indicador da percepção sobre os próximos meses, recuou 2,0 pontos, para 92,6 pontos, registrando o menor nível desde novembro de 2025.

“Em relação ao futuro, o resultado reflete uma perspectiva geral de desaceleração da atividade econômica e possíveis aumentos da incerteza com a intensificação dos debates sobre as eleições”, explicou Pancini.

O economista também mencionou que apesar da estabilidade do mercado de trabalho e das políticas de estímulo setoriais, o cenário macro segue dividido, com juros elevados e pressão inflacionária, fatores determinantes para uma desaceleração da confiança.

Fonte:CNN Brasil