Com a vitória de Evandro Leitão (PT) para prefeito e Gabriella Aguiar (PSD) para vice-prefeita de Fortaleza, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) passarão por alterações nas suas formações para 2025. A vaga de deputado estadual de Evandro, reeleito em 2022 pelo PDT, deverá ser ocupada pelo suplente Bruno Pedrosa (PDT). Evandro, que atualmente preside a Mesa Diretora da Alece, será substituído em 2025, com nova eleição para a Mesa. Fernando Santana (PT), atual vice-presidente, também poderá ter papel central na próxima composição.
Gabriella Aguiar, que ocupa uma cadeira na Alece, também deixará sua vaga de deputada estadual, a ser assumida por Apollo da Vicz (PSD). Ele já está temporariamente em exercício como deputado, substituindo Gabriella, que está de licença-maternidade desde 22 de setembro. Sua filha, Sara, nasceu em 4 de outubro, pouco antes do primeiro turno das eleições. Apollo, que é o segundo suplente do PSD, garantiu a cadeira na Assembleia porque o primeiro suplente, Simão Pedro (PSD), foi eleito prefeito de Orós.
Na CMFor, a mudança também envolve a vaga de Apollo, eleito vereador nas eleições municipais. Com sua ida para a Alece, Tony Brito (PSD), que obteve 12.177 votos, ocupará seu lugar no legislativo municipal.
Evandro Leitão foi eleito no segundo turno com uma margem estreita de votos, enfrentando André Fernandes, (PL). O candidato petista conquistou 50,38% dos votos válidos, enquanto Fernandes obteve 49,62%. A diferença de apenas 0,76 ponto percentual — equivalente a 10.838 votos — destacou a acirrada disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
A reconfiguração das cadeiras legislativas e a vitória apertada refletem a complexidade das alianças e do cenário político no Ceará, onde os desdobramentos das eleições devem impactar tanto o cenário municipal quanto estadual nos próximos anos.
Fonte: GC Mais
Fonte: GC Mais