Conflitos podem ser resolvidos com diálogos mediados em Sobral

Com o objetivo de acolher as pessoas que estão vivenciando conflitos, o Ministério Público do Estado do Ceará, desenvolveu em vários municípios, equipamentos, que de caráter informal, por meio de diálogos, com a ajuda de um mediador, visam facilitar a comunicação e estimular as partes a chegarem a um entendimento. No município de Sobral, o “Núcleo de Mediação Comunitária” já funciona há seis anos. Somente no ano passado, foram realizados 1213 atendimentos.

De acordo com o supervisor do Núcleo de Mediação em Sobral, Josivaldo Lopes Araújo, o equipamento vem prestando um serviço necessário para a sociedade sobralense: “Nosso trabalho é o fortalecimento do diálogo na comunidade, para que as pessoas voltem a ter uma cultura de dialogar mesmo, de falar o que está vivendo e não devolver com agressão. Essa agressão acaba gerando várias agressões”, enfatiza.

O Núcleo acolhe, encaminha e ainda presta vários tipos de orientações: “Esses equipamentos, dão o caminho, um acesso à justiça comunitária. Se não puder ajudar, vamos te encaminhar para uma forma assertiva, um órgão que resolverá o que você busca resolver”, ressalta o supervisor. Além do município de Sobral, o Núcleo também atende cidades circunvizinhas.
O Núcleo de Mediação Comunitária pode atender qualquer pessoa física ou jurídica, tendo conflitos familiares, de vizinhança, de imóvel, de apropriação, do consumidor, escolar, societário, trabalhista, reconhecimento de paternidade, cobrança de dívida, injúria, calúnia e difamação. Conflitos familiares e de vizinhança são os mais registrados em Sobral.

Segundo Josivaldo, os atendimentos na mediação são rápidos, sigilosos, gratuitos, flexíveis e previnem a violência: “ No ano de 2018, tivemos 88% de êxito nos casos que acompanhamos, foram 1213 atendimentos que distribuem-se em orientação, encaminhamento e mediação”, conclui.

Local de atendimento:
Núcleo de Mediação Comunitária de Sobral:
Rua Coronel Frederico Gomes, 920, bairro Centro (rua do quartel)
Fone: (88) 3614-400

Com Informações do Correio da Semana!

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta