Conheça algumas atrações e pontos jovens da noite de Sobral

A cidade de Sobral, localizada no interior do Ceará, é conhecida por oferecer uma diversidade de opções no ramo do entretenimento. De acordo com o IBGE, a quinta cidade mais populosa do estado, a Princesinha do Norte, como é popularmente chamada, se destaca por possuir diferentes possibilidades para quem curte uma vida noturna mais descontraída. Bares temáticos, casas de shows culturais e até mesmo eventos de música Pop, são alguns dos pontos que se encontra do universo underground, cenário este, que vem ganhando cada vez mais espaço na cidade.

Jacob’s Pub
Lazer, diversão, e conforto são questões valorizadas pela população sobralense, e dessa forma, começa-se a surgir os estabelecimentos mais livres na região. Como é o caso do famoso bar Jacob’s Pub, criado pelo músico e empreendedor Carlos Jacó Freitas, que comentou um pouco sobre o início da empresa e a sua satisfação em poder oferecer este espaço tão livre: “Eu precisava trabalhar, estava em uma cidade nova, mas, o que enchia meu coração era ter a certeza que o cliente sabia onde encontrar no outro dia a nossa qualidade. Primeiro, criamos o Jacob’s Pub, em 2021, que fica localizado no Arco, e 2 anos depois, viemos para este, dando ênfase para o Music Pub, pra galera que tem material e não tem onde mostrar. O Jacob’s tem como padrão a arte, e pra mim, isso é arte, é você se divertir com todo mundo”.
Com um cardápio variado de drinks e coquetéis, o Pub oferece shows de música ao vivo, com artistas locais que produzem diferentes covers e ritmos, indo do rock internacional, pop dance, rap e pagode brasileiro.

Casulo

Adotando uma estética boêmia e noturna, encontramos também a casa cultural Casulo; no local acontece semanalmente apresentações do âmbito artístico e musical. Com mais de 9 anos de atividade, o projeto é o destino perfeito para quem é adepto da combinação arte e som. Valorizando os talentos regionais, no Casulo é possível curtir músicas ao vivo de samba, mpb, rock, forró, entre outros, como também rodas abertas de capoeira, cursos de dança e oficinas culturais.

Lucaz Uchoa

Mas, além de lugares como o Jacob’s e o Casulo, em Sobral, há ainda outras opções que enriquecem o seu campo espetacular, são os chamados, eventos do mundo Pop. Como por exemplo, o Studio 95, um espaço de performances. Criado pelo produtor Lucaz Uchoa, a proposta é uma releitura do Studio54, uma boate LGBT De 1970, em Nova York, onde surgiu e se popularizou o gênero Disco Music, mas, moldado pela visão de Lucaz. Com o intuito de levar aos palcos o agito de um DJ setlist (lista de músicas que um artista ou banda planeja tocar durante um show ao vivo), o artista revela que consegue criar uma conexão com o seu público, seja por meio de ‘covers’ ou de suas canções autorais. “As pessoas tem aderido as minhas músicas que eu misturo no DJ Set. Pelo fato de eu misturar essas músicas, a galera quase não percebe que existe um show ao vivo e autoral ali, mas de um modo positivo, porque não é só sobre chegar e ver o artista tocar, é curtir a festa junto com ele. Eu peguei essa ideia da ArtRave, turnê de 2014, da Lady Gaga.” relatou Uchoa.

Idealizador de alguns eventos, como o “A Noite Vermelha”, um festim temático de Halloween, Lucaz se firma como uma figura relevante do universo underground sobralense, e já se apresentou em variados eventos do ramo, como no retorno do emblemático “Popismo”, uma das primeiras festas voltadas para o público LGBT da região, que, após um tempo inativa, ganhou uma nova edição em 2024, com novos colaboradores e atrações.
Criado nos anos 60, o termo inglês “Underground” que significa “Subterrâneo”, é usado para descrever movimentos culturais, artísticos ou até mesmo ideológicos, que ocorrem à margem do estilo padrão, fugindo da ideia do comum, do tradicional, e é com este cenário, que pontos como Jacob’s Pub, Casulo e o projeto Popismo, se destacam como referências nesse âmbito. Esses espaços se consolidam como fundamentais para a identidade cultural de Sobral, enriquecendo a cidade e atraindo cada vez mais pessoas interessadas em vivenciar a liberdade que as noites underground’s oferecem.

Por: Djalma Ribeiro