Conheça oito carros no Brasil que são mais baratos que um iPhone 16

A Apple anunciou recentemente os preços oficiais no Brasil das versões do novo iPhone 16. A pré-venda no site da marca terá início no dia 24 de setembro, e a versão mais cara, o iPhone 16 Pro Max, pode chegar a custar R$ 15.499.

Confira na lista abaixo oito carros mais baratos que o novo smartphone da Apple:

Volkswagen Gol Plus 1.0 Mi 2008 Total Flex (duas portas)

A quarta geração do Gol chegou em 2007 e fez bastante sucesso no Brasil. A versão Plus (intermediária) vinha com vidros elétricos nas portas (no caso do quatro portas, nas dianteiras). O modelo conta com tecnologia Total Flex.

Aspectos negativos a serem pontuados são o acabamento simples, com excesso de plásticos duros, e o alto índice de roubos do modelo.

O motor 1.0 8V com injeção multiponto gera 71 cv de potência e 9,7 kgfm de torque. O câmbio é um manual de cinco marchas.

O preço, de acordo com a Tabela Fipe, é de R$ 14.999.

Volkswagen Fox City 1.0 Mi Total Flex 2004

Além de duas portas a mais, o Fox conta com direção hidráulica, item que falta no Gol. O espaço interno também é maior que o do Gol, muito por conta da altura maior.  O motor e o câmbio são os mesmos do Gol.

O acabamento do Fox também é bastante simples. O preço, segundo a Fipe, é de R$ 14.506.

Fiat Uno Mille 1.0 Fire Economy (flex) 2005

Os Fiat Uno Mille com motor 1.0 Fire sempre foram sinônimos de robustez e durabilidade. Hoje, uma unidade bem conservada pode ter um preço consideravelmente acima da Fipe no mercado de usados.

O motor 1.0 Fire, no Uno Mille 2005, gera 55 cv de potência e 8,5 kgfm de torque. Embora não seja muito, é mais do que suficiente para o Uno, que pesa apenas 805 kg. O câmbio é um manual de cinco marchas.

A Fipe do Uno nessa versão é de R$ 13.025.

Fiat Siena 1.0 EX mpi Fire (flex) 2005

Mais bem-acabado que o Uno e com mais espaço no porta-malas que o Palio, o Siena é uma boa opção na categoria. Na versão 1.0 EX ano 2005, ele está custando R$ 15.281.

O motor 1.0 Fire flex gera 65 cv de potência e 9,1 kgfm de torque. O câmbio é um manual de cinco marchas.

Chevrolet Astra Sedan 2.0 GD GLS 2000

Um Chevrolet Astra em bom estado pode ser um carro com ótimo custo benefício. O Astra Sedan 2.0 GD GLS 2000 é mais barato que o novo iPhone de acordo com a Fipe: custa R$ 15.443.

O sedã médio criou uma boa reputação no Brasil por conta do interior bem acabado e da mecânica robusta. O motor é um 2.0 (gasolina) que gera 112 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. O câmbio é um manual de cinco marchas.

Item indispensável em qualquer carro zero nos dias de hoje, o ar-condicionado era opcional no Astra na época (mesmo o Astra já não sendo um carro popular). Airbags e freios ABS, hoje obrigatórios, eram itens opcionais no Astra.

O Astra foi descontinuado no Brasil, mas uma nova geração faz sucesso na Europa.

Chevrolet Classic 1.0 LIFE (flex) 2006

O Classic já não era um projeto muito atual em 2006. Entretanto, o carro ainda hoje faz sucesso no mercado de usados por conta de sua robustez, durabilidade e baixo custo de manutenção.

O motor flex 1.0 VHC gera 72 cv de potência e 9kgfm de torque. O câmbio é um manual de cinco marchas.

O design e o acabamento simples e o motor ruidoso são dois pontos negativos do modelo. O preço é de R$ 15.199, segundo a tabela Fipe.

Ford Fiesta Sedan 1.0 Personnalité

Bastante espaçoso, econômico e confiável, o Ford Fiesta é uma boa opção nessa faixa de preço. A versão 1.0 Personnalité 2005 ainda é mais barata que o novo iPhone — custa R$ 15.224 — e tem a proposta de ser um carro familiar, com porta-malas grande (478 l).

O motor 1.0 (gasolina) gera 66 cv de potência e 8,8 kgfm de torque. A tecnologia flex só foi introduzida nos motores 1.0 no ano seguinte. O câmbio é um manual de cinco marchas, assim como nos demais carros da lista.

Citroën Xsara Picasso GLX 2.0 automático 2006

Deixamos por último um carro para quem busca maior conforto e sofisticação. O Citroën Xsara Picasso foi muito bem sucedido em termos de vendas no período que permaneceu em linha. Essa é uma versão mais completa, com motor 2.0 e câmbio automático.

O motor 2.0 16V (gasolina) gera 138 cv de potência e 20 kgfm de torque. Diferentemente dessa lista, ele vinha equipado com airbags e ar-condicionado de série. O preço dessa versão é hoje, pela Fipe, de R$ 13.352.

Contudo, a alta desvalorização denuncia que ele sofre de um alto custo de manutenção. O câmbio e o motor requerem uma manutenção mais específica que os outros carros da lista. Por conta disso, não é tão fácil achar uma unidade que tenha sido muito bem cuidada ao longo dos anos.

Curiosidade

Especificamos que o Volkswagen Gol nessa lista é uma versão duas portas, diferentemente dos demais carros listados, que são quatro portas.

Você sabia que, até os anos 80, a rejeição do público brasileiro aos carros de passeio com quatro portas era muito grande? Isso só foi mudar recentemente. No início dos anos 2000, ainda havia carros populares com versões de duas e quatro portas (Gol, Fox e Uno são exemplos disso).

Aos poucos, carros duas portas foram deixando de existir nesse segmento. Atualmente, carros populares usados com apenas duas portas normalmente tem um preço de tabela mais baixo que suas versões com quatro portas.