Copa do Mundo 2014 | O que o Brasil precisa para se classificar
A seleção brasileira precisa de apenas um empate hoje, contra a já eliminada Camarões, no último jogo da primeira fase, para chegar às oitavas de final. Até mesmo sendo derrotada, a equipe de Felipão tem chances de se classificar. O favoritismo nunca foi tão grande neste Grupo A. Sem ainda mostrar um grande futebol, o Brasil hoje precisa ganhar e convencer, para evitar mais uma surpresa nesta Copa de tantos placares imprevisíveis.
Definitivamente, não é hora para surpresas. Como apenas cumpre tabela, Camarões joga sem pressão, podendo forçar jogadas, deixando a partida mais equilibrada e até faltosa. A seleção africana faria história ao derrubar o anfitrião Brasil. Sabendo que precisa melhorar para ganhar a torcida, os jogadores brasileiros sabem que hoje é o dia de se empenhar ao máximo. O único setor que tem convencido é a defesa, que levou apenas um gol – e contra, na estreia.
Atenção para os cartões, que serão zerados apenas nas semifinais da Copa. Neymar, Thiago Silva, Ramires e Luiz Gustavo estão ameaçados e ao menos dois deles, o zagueiro e o atacante, são fundamentais para a seleção. Sem eles, seria ainda mais problemático. E, a partir das oitavas, o Brasil enfrentará seleções embaladas e com qualidade técnica superior.
O Mané Garrincha, palco do jogo de hoje, ainda não recebeu zebras. Suíça 2 x 1 Equador, no dia 15 de junho, e Colômbia 2 x 1 Costa do Marfim, no dia 19, já sugeriam jogos equilibrados. O favoritismo do Brasil deve ser confirmado, mas uma derrota para Camarões seria catastrófica. A eliminação da seleção – a depender também do resultado de Croácia x México e do saldo de gols das equipes – cravaria a maior vergonha da história das Copas. Muito pior que o Maracanazo de 1950.