Corpo de Bombeiros e Polícia Militar resgatam onze turistas ilhados em Jijoca de Jericoacoara
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgataram, na noite desse domingo (30), onze turistas ilhados em Jijoca de Jericoacoara. As vítimas ficaram isoladas em decorrência da maré alta e da forte correnteza de uma área conhecida como “Riacho do Arrombado”.
Uma guarnição da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (5ª Cia /3º BBM) foi informada, por volta das 18h10, que um grupo de turistas estava ilhado em uma região conhecida como caminho do Guriú, em Jijoca de Jericoacoara (AIS 17). A região é conhecida em razão de pessoas, frequentemente, ficarem isoladas em decorrência da maré alta e da forte correnteza do “Riacho do Arrombado”.
Imediatamente, os bombeiros solicitaram o apoio de uma equipe do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), que auxiliou no deslocamento até o ponto de acesso mais próximo. Ao chegarem no local, foi constatado o fato envolvendo os onze turistas. Eles estavam apreensivos em razão da forte correnteza, da profundidade da água e da ausência de embarcações adequadas naquele momento.
Por medidas de segurança, optou-se por aguardar a maré baixar, mantendo contato com as vítimas. Por volta das 21h30, com a maré significativamente mais baixa e a água na altura dos joelhos, foi possível realizar o resgate dos onze turistas com o uso de flutuadores, conduzindo todos para uma área segura. A operação foi finalizada às 22h, sem registro de feridos.
Dicas que salvam vidas
O CBMCE reforça a importância de se atentar às condições naturais da região, especialmente em áreas costeiras e de difícil acesso, bem como a relevância do acionamento imediato das autoridades em situações de risco.
Fonte: SSPDS/CE