Covid: 90% dos internados nas UTIs do DF não tomaram todas as doses

Pacientes internados em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) destinados ao tratamento contra Covid-19 no Distrito Federal deixaram de se vacinar parcial ou totalmente. Segundo a Secretaria de Saúde, 90% das pessoas hospitalizadas pelo novo coronavírus, nesta terça-feira (25/1), não tomaram o imunizante contra a doença ou estão com ciclo vacinal incompleto.

O índice é o mesmo de 12 de janeiro, ocasião em que o governador em exercício, Paco Britto, fez um apelo à população para que moradores do DF procurem um posto de saúde e recebam a dose do fármaco contra Covid-19.

Também nesta terça, o DF atingiu a ocupação máxima de leitos de UTI da rede pública. A última atualização do portal InfoSaúde, responsável pela divulgação do monitoramento diário da pandemia no DF, ocorreu às 7h10.

Do total de 83 leitos, 25 permanecem bloqueados, enquanto as duas unidades que estavam vagas foram ocupadas. Há 10 pacientes aguardando na lista de espera para tratamento.

Também houve aumento na procura por leitos de unidades de cuidados intermediários (UCI). A taxa de ocupação neste caso subiu para 71,11% e, dos 45 espaços destinados a pacientes, 32 encontram-se ocupados.

Na rede privada, a taxa de ocupação de leitos está perto de 60%. São 72 ocupados e 51 vagos, o que resulta no índice de 58,54%.

O Metrópoles procurou a Secretaria de Saúde do DF e questionou sobre o plano de mobilização de leitos, uma vez que a taxa de ocupação permaneceu, durante toda a segunda-feira (24/1), acima dos 90% e amanheceu sem leitos disponíveis em UTIs.

Por meio de nota, a pasta informou que “está tomando todas as providências para aumentar a oferta de leitos gerais na rede pública do DF. Entre as medidas, estão a ampliação da jornada de trabalho de servidores que atuam diretamente na assistência, de 20h para 40h semanais, e a contratação de mais leitos em hospitais particulares”.

Sobre os 25 leitos bloqueados, a Saúde destacou que trabalha para que as vagas sejam disponibilizadas o quanto antes. “Estamos organizando o desbloqueio dos leitos que foram bloqueados por força de trabalho reduzida e realizando a mobilização de leitos de enfermaria que auxiliam no giro desses leitos de UTI”, explicou a pasta, ainda em nota.

Fonte: Metrópoles

4 Comentários
  1. Scarlett Diz

    What’s up to all, for the reason that I am genuinely keen of reading this webpage’s post to be updated daily.
    It consists of pleasant information.

  2. Tawanna Diz

    Heya this is kinda of off topic but I was wondering if blogs
    use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.

    I’m starting a blog soon but have no coding experience so I wanted to get advice
    from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

  3. excellent issues altogether, you just won a brand new
    reader. What may you suggest in regards to your
    publish that you simply made a few days in the past? Any sure?

  4. Thanks very interesting blog!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.