Criminosos roubam portão de casa em Fortaleza e repercute; moradores relatam furtos até de câmeras de segurança

Moradores da rua Alfeu Aboim, no bairro Papicu, em Fortaleza, têm denunciado a prática de furtos e assaltos por parte de moradores de rua que vivem nas redondezas. Na madrugada do último sábado (29), dois criminosos chegaram a retirar o portão de uma residência e furtá-lo. 

O furto do portão foi registrado por câmeras de segurança instaladas por moradores. O crime ocorreu às 4h47 da manhã. Pelas imagens, é possível ver quando duas pessoas se aproximam de uma casa que está à venda. Utilizando ferramentas, eles começam a desparafusar e abrir o portão. Menos de 10 minutos depois, às 4h54, eles são vistos indo embora levando o portão. 

No dia 7 de julho, outro vídeo registrou um momento em que um homem escalou e pulou o muro da mesma casa por volta das 16h30. O imóvel que teve o portão furtado atualmente está desocupado. No entanto, não é só a residência que tem sofrido com a ação dos criminosos.

O g1 conversou com moradores do bairro de classe média, onde estão localizados inúmeros empreendimentos de alto padrão da capital cearense. Eles de contam que os crimes têm ocorrido há pelo menos dois anos, e se intensificaram nos últimos meses.

Há casos de assaltos a pedestres em plena luz do dia, furtos de fios e de materiais de construção das redondezas. A casa vizinha à que teve o portão furtado, inclusive, foi invadida de tarde em 2021. Conforme os moradores, os criminosos da ação de 2021 são os mesmos de 2023.

“Eles ficam aqui direto rondando, a gente fica preocupado, a gente não sai de casa, quando sai volta logo, fica olhando nas câmeras, a gente está aqui sem dormir porque a insegurança está total”, contou uma moradora.

Geralmente, os furtos são cometidos por um homem e uma mulher no período da noite e madrugada. A moradora, que se mudou para o local este ano, conta que somente no mês de junho os dois levaram duas câmeras de segurança da sua casa.

“As duas câmeras a gente foi na delegacia, fez um B.O. na delegacia da Cidade 2000. Eles disseram que iam investigar o caso, aí nada fazem”, reclama a vítima.

Para tentar se proteger e cobrar mais segurança, os moradores criaram um grupo de Whatsapp onde compartilham informações. Os relatos de crimes são frequentes – e a preocupação também.

“Quando eles surgem na rua, o pessoal já aciona, ‘gente, eles tão na área’. Está desse jeito a situação”, diz a moradora, que cobra mais segurança e uma solução para o problema.

O g1 pediu um posicionamento da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre a situação na rua Alfeu Aboim. A pasta informou que a Polícia Civil realiza diligências, por meio do 15º Distrito Policial (15º DP), para identificar e capturar os suspeitos de furtos no bairro. Conforme a SSPDS, dois casos de furtos registrados no último mês de junho seguem sob investigação.

Por meio de nota, a Polícia Militar do Ceará (PM-CE) informou que o patrulhamento na bairro Papicu “é realizado 24h por dia pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG), Força Tática (FT) e motopatrulhamento do 22º Batalhão Policial Militar (22º BPM).”

O texto também destaca que a região conta com o reforço de policiais em serviço extra, do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

Por fim, a SSPDS reforça que as forças de segurança podem ser acionadas a qualquer momento para atender a ocorrências por meio do telefone 190 e orienta que as vítimas realizem boletim de ocorrência.

Fonte: G1 CE