Criminosos vandalizam adutora que seria inaugurada nesta quarta (28) em Pedra Branca, no Ceará

A inauguração da adutora ocorreria, com a presença de Elmano, a partir das 9h da quinta-feira (28)

Foi registrado um crime de vandalismo na madrugada desta terça-feira (27) no município de Pedra Branca, no interior do Ceará, onde criminosos destruíram a estrutura de uma adutora que seria inaugurada nesta quarta-feira (28). O evento de inauguração, já cancelado, contaria com a presença do governador Elmano de Freitas.

“Amanhecemos o dia com a notícia de barbarizar todo mundo”, anunciou o prefeito da cidade, Matheus Gois, em mensagem nas redes. “Vandalizaram a nossa Cachoeira do Germano, nossa adutora, onde nós iríamos receber amanhã o nosso governador, iríamos fazer uma live direta da Cachoeira do Germano, e tudo isso vai ser cancelado.”

O gestor ainda pontuou que Elmano chegou a ligar diretamente para ele, dizendo que estava ordenando para que a situação fosse investigada com rigor.

“Nós estamos vivendo dias atípicos, com muitas ameaças, gente ligando de telefones estranhos, onde a gente está andando [tem] pessoas estranhas de longe olhando para a gente, mas nós não vamos se calar. Pode ter certeza a população de Pedra Branca que esse crime vai ser descoberto e as pessoas que fizeram isso vão pagar por que fizeram”, disse ainda.

A adutora, com 22 quilômetros de extensão, é fruto de um investimento de R$ 22 milhões do Governo do Estado, sendo considerada a maior adutora do Nordeste.

A inauguração da adutora ocorreria, com a presença de Elmano, a partir das 9h da quinta-feira (28), na Rua José Joaquim de Sousa, 10 – Centro.

A obra havia sido anunciada ainda em 2022, pela então governadora Izolda Cela. “Estamos autorizando aqui a obra em caráter emergencial, mas estruturante, ao custo de R$ 22 milhões, para solucionar o problema de água do município de Pedra Branca”, disse ela, à época. Com captação no Açude Cachoeira dos Germanos, a obra tinha projeção de beneficiar 25.734 pessoas da sede municipal.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Ceará (PCCE) investiga as circunstâncias de uma ocorrência de dano ao patrimônio público, ocorrido na manhã desta terça-feira (27), na localidade do Sitio Cachoeira dos Germanos, no município de Pedra Branca. Conforme as primeiras informações, uma obra do Estado em parceria com a prefeitura do município foi danificada. A Delegacia Municipal de Pedra Branca está a cargo das investigações acerca do caso. No momento, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam diligências pela área, com o intuito de identificar e capturar os suspeitos de envolvimento com o caso.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser feitas para o telefone (88) 3515.1599, da Delegacia Municipal de Pedra Branca. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: GC Mais