Cuidado com o golpe: Detran não envia e-mail ou mensagem em rede social sobre a CNH Popular
CNH gratuita deve beneficiar 25 mil pessoas de baixa renda do Ceará. Cadastro já foi aberto.
O governador Elmano de Freitas (PT) alertou, nesta segunda-feira (23), para evitar golpes em candidatos a receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita por meio do programa CNH Popular. O cadastro já está aberto para os candidatos que querem receber o documento sem custos.
Elmano lembrou que o Detran não envia nenhum e-mail e mensagem através das redes sociais.
“Você que conseguir fazer o cadastro é importante saber que o Detran não envia e-mail, não manda por rede social qualquer comunicado e nem link para você acessar porque algumas pessoas podem querer aplicar golpes. Você não pode cair nisso. Saiba que o Detran não vai enviar nenhuma mensagem por rede social e e-mail. Fique atento para você ficar seguro e não tenha nenhuma dificuldade posterior. Outra observação. Tudo é gratuito, isso é importante saber. Não será cobrada nenhuma taxa”, disse.
Todas as cidades beneficiadas
Quem for beneficiado com a carteira de motorista A, que permite a direção em motocicletas, ganhará também um capacete, conforme informou o governo Elmano de Freitas, em entrevista à TV Verdes Mar
Todos os municípios serão contemplados com o programa; serão 5 mil carteiras para Fortaleza e 20 mil para as demais cidades.
Como solicitar a carteira de motorista no CNH Popular?
Conforme o governador Elmano, a solicitação estará disponível por volta das 9h15, no site do Detran.
“Após o lançamento do edital, as inscrições serão realizadas pelo site oficial do Detran-CE. Segundo o órgão, a disponibilidade de vagas é feita proporcionalmente entre os 184 municípios”, explicou o governador.
A solicitação estará aberta até serem preenchidas 25 mil pedidos, então é importante que as pessoas estejam atentas ao horário.
Quem pode receber o benefício?
O programa CNH Popular é voltado principalmente para pessoas de baixa renda, que têm dificuldade em pagar pelo documento. Entre os beneficiados estão:
- beneficiários do Programa Bolsa Família
- pessoas com deficiência
- pessoas egressas do sistema penitenciário
Quais os critérios para receber a CNH de graça?
O programa beneficia pessoas de baixa renda e de todas as cidades do Ceará. Além disso, é preciso que as pessoas cumpram os critérios normais para tirar a carteira de motorista, como a idade mínima de 18 anos.
“Critério é normal, quem pode tirar a carteira, qualquer pessoa com idade adequada, vai poder fazer os cursos, os exames, tudo gratuito. Basta somente se cadastrar e levar a documentação necessária com, por exemplo, a RG”, explicou o governador.
Quais são os documentos necessários?
Para receber a carteira de motorista de graça, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Identidade com foto
- CPF
- Comprovante de residência ou Declaração de residência
- Declaração Médica
- Declaração de Egressão do Sistema Penitenciário
Quais cidades serão atendidas pelo programa?
Moradores de todas as 184 cidades do estado serão beneficiados com o programa CNH Popular.
Serão beneficiados, inicialmente, moradores de cidades que já possuem departamento de trânsito municipal. Em seguida, o programa vai distribuir o documento nos municípios em processo de formalização de municipalização e por fim aqueles que municípios que não pediram regularização municipalizada de trânsito.
Fonte: G1 Ceará