Curso de Medicina de Sobral da UFC tem uma das melhores médias do Brasil no Exame de Proficiência do INEP/MEC

Entre os 22.086 estudantes, das 233 instituições de nível superior do Brasil que participaram da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), em agosto de 2016, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), os estudantes do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) obtiveram a melhor média.
O resultado da Anasem, divulgado na sexta-feira (24), pelo Inep, aponta o Ceará com a melhor média de proficiência no ensino médico do País, com 104,2, e o Curso de Medicina da UFC, campus de Sobral, obteve pontuação acima da média do Ceará, uma das melhores do Brasil, com 104,7. Segundo o coordenador do Curso de Medicina de Sobral/UFC, Prof. Dr. Juvenal Linhares, a conquista é o resultado do esforço de toda comunidade acadêmica.
Prof. Dr. Juvenal Linhares, coordenador do Curso de Medicina da UFC/Sobral
“Mais uma grande conquista do nosso Curso de Medicina – UFC Campus de Sobral – um dos melhores resultados do País na Avaliação Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM) promovida pelo INEP/MEC. O resultado é fruto da união de docentes, discentes e servidores – todos que compõem a nossa comunidade acadêmica e a família Famed/ UFC Sobral. Parabéns a todos, especialmente ao Prof. Dr. Gerardo Cristino Filho, atual secretário da saúde de Sobral, que foi coordenador do Curso por 15 anos, e deu início a todo esse processo de uma formação médica de qualidade para os nossos estudantes, desde a criação do Curso, em abril de 2001”, destaca o coordenador.
Nível
Internos do Curso de Medicina de Sobral com preceptores do Internato em Cirurgia, durante sessão clínica na Santa Casa de Sobral/Hospital de Ensino
Conforme o Inep/MEC, no geral, cerca de 91,2% dos estudantes de medicina encontram-se no nível de proficiência adequado; 6,9%, no básico; e 1,9%, no avançado. De acordo com Instituo, os desempenhos nas questões objetivas foram agrupados em três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. Já nos desempenhos agregados, por Instituições de Educação Superior (IES), 98,71% apresentam média em nível adequado e 1,29%, no básico.
Média do Ceará é a Melhor do País

Anasem

A criação da Anasem foi anunciada em 2015 pelo então ministro Renato Janine Ribeiro. Ela foi proposta pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2014, como parte das alterações nas diretrizes curriculares de medicina. Na versão da antiga gestão, o exame funcionaria com caráter eliminatório e o aluno do sexto ano que não fosse aprovado não poderia fazer residência médica e obter o diploma. No novo modelo do Anasem, essa regra não foi mantida. Estudantes que ingressaram na universidade em 2015 serão os primeiros a realizar o exame. O número corresponde a cerca de 20 mil estudantes.
Internos do Curso de Medicina de Sobral que participaram da Anasem/Inep-MEC  em agosto do ano passado
Com informações do G1 e INEP

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta