Curso vai orientar técnicos municipais de Sobral sobre poluição sonora

Decibelímetro é o aparelho que mede a intensidade do som

Agentes da Secretaria de Urbanismo (Seurb) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), de Sobral, participarão, nesta sexta-feira (19), no auditório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops-Sobral), do curso sobre a utilização do decibelímetro (aparelho que mede o som), voltado para policiais militares, ambientais e representantes de instituições de meio ambiente da região.

A realização é da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Regional de Sobral (Disob). A ideia é promover o combate à poluição sonora no Município.  Durante a capacitação, os policiais e demais participantes vão aprender todas as características dos equipamentos de medição sonora, bem como a utilização deles, as legislações específicas e como fazer relatórios e pareceres técnicos.

Entre os assuntos a serem discutidos no curso, estão a definição de som e ruído,  legislação sobre poluição sonora, aparelhos de medição, técnicas de medição, problemas causados pela poluição sonora, além da realização de uma aula de campo, que vai orientar como  utilizar o medidor de precisão sonora, o decibelímetro.

De acordo com o diretor da Disob, Ulisses Costa, “o treinamento foi motivado tanto pela necessidade de coibir a poluição sonora no município e distritos da região, como pela exigência de se manusear o decibelímetro, equipamento específico nas fiscalizações.”