Cursos profissionalizantes gratuitos são abertos para a população LGBTQIA+ no Ceará; confira as vagas

Inscrições já começaram e as aulas terão início em outubro com carga horária de 100 horas

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade e da Secretaria da Proteção Social, em parceria com o programa Empodera+, abriu inscrições para dois cursos profissionalizantes gratuitos voltados à população LGBTQIA+. As capacitações oferecidas são para bartender e recepcionista, com carga horária de 100 horas cada, e serão realizadas de 13 de outubro a 14 de novembro.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, em horários distintos: das 14h às 18h para o curso de bartender e das 13h às 17h para o curso de recepcionista. O local será divulgado em breve pelas secretarias responsáveis.

Para participar, é necessário ser pessoa LGBTQIA+ com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. No caso do curso de Bartender, é exigida idade mínima de 18 anos. As inscrições são presenciais e vão de 29 de setembro a 10 de outubro de 2025, no Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, localizado na Avenida Valdetário Mota, 970 – Papicu, em Fortaleza. Os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, número do NIS do CadÚnico e comprovante de escolaridade.

A iniciativa faz parte das políticas do Governo do Ceará para fortalecer a autonomia econômica da população LGBTQIA+, oferecendo oportunidades de capacitação e fomentando a inserção no mercado de trabalho.

Serviço

Cursos: Bartender e Recepcionista

Período: 13/10 a 14/11/2025

Horários: Bartender (14h às 18h) | Recepcionista (13h às 17h)

Carga horária: 100h

Local: a ser divulgado

Pré-requisitos: ser pessoa LGBTI+ com CadÚnico atualizado; no curso de Bartender, ter idade mínima de 18 anos

Inscrições: 29/09 a 10/10/2025

Local de inscrição: Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues (Av. Valdetário Mota, 970 – Papicu, Fortaleza)

Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, número do NIS do CadÚnico e comprovante de escolaridade

Fonte: Gcmais