Depois de seis meses eventos religiosos retornam no interior do estado
Desde o decreto de isolamento social por conta da pandemia, as celebrações litúrgicas ficaram sendo realizadas exclusivamente com transmissão pela internet, mas nesta quarta-feira (16), algumas igrejas do interior do Ceará retornaram de forma presencial, com uma série de medidas sanitárias e redução de 50% da capacidade total do local.
Na Diocese de Sobral, as missas com a presença de fiéis começaram em algumas paróquias no último fim de semana. Já a paróquia de São Sebastião, em Ipu, iniciou a pré-festa religiosa dedicada a São Francisco no período de 14 a 23 deste mês, com a presença de público reduzido. A Igreja dividiu as celebrações em dois momentos: 8 horas, para idosos e, 19h, com a presença dos demais católicos.
O retorno das celebrações foi autorizado mediante adoção de alguns protocolos de segurança. como: ocupação limitada a 50% da capacidade; uma pessoa por cada 12m²; o uso de máscara e álcool em gel. E, mesmo com a volta da abertura dos templos, as celebrações continuarão sendo transmitidas pelos meios de comunicação para que o grupo de risco siga acompanhando.
Fonte: Diário do Nordeste