Devotos lotam Canindé na abertura dos festejos a São Francisco

Da aurora ao crepúsculo, um dia marcado por devoção, reflexão e celebração: assim foi a abertura da tradicional Festa de São Francisco das Chagas de 2023, neste domingo, 24, em Canindé, a 121,3 km de Fortaleza.

Caravanas com romeiros de diversas partes do País chegaram à cidade e se juntaram a milhares de canindeenses para dar início aos festejos em homenagem ao padroeiro, que seguem até 4 de outubro, nessa que é considerada a segunda maior manifestação franciscana do mundo.

São esperados mais de um milhão de fiéis para a festa, que terá 11 dias de programação com missas, atendimento a confissões, procissões e novenas em torno do tema “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade”.

O céu ainda escuro foi iluminado pelos fogos de artifício que anunciavam o começo do evento enquanto os devotos acompanhavam o hasteamento das bandeiras na praça da Basílica, ao som de orações e cantos franciscanos.

O presidente da celebração, frei Gilmar Nascimento, reitor da Paróquia-Santuário São Francisco das Chagas, fez um convite à comunidade: “Que nesta festa possamos exercer a comunhão e o olhar empático para o outro. A evangelização se dá quando acolhemos a todos e não fazemos diferença dos outros”.

As badaladas dos sinos conduziram os fiéis para as atividades dedicadas ao santo conhecido como padroeiro dos pobres e dos animais. Assim como locais sagrados como a Basílica, os visitantes foram convidados a conhecer lugares como a Gruta de Nossa Senhora e a Casa dos Milagres.

Além de marcar a primeira procissão com o Painel de São Francisco pelas ruas, a edição deste ano simboliza o centenário da presença da Ordem dos Frades Menores (OFM) no município.

onfira a programação completa e oficial da Festa de São Francisco das Chagas 2023

ABERTURA: dia 24 de setembro às 4h – hasteamento das bandeiras e Celebração Eucarística na Basílica. Missas do dia: 7h30, 9h, 11h e 16h na Quadra da Gruta.

PROCISSÕES: com o painel e a imagem de São Francisco

24/set, às 18h – PROCISSÃO com o Painel de São Francisco saindo da Basílica, percorrendo as ruas: Aristides Rabêlo, Avenida José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica;

25/set a 3/out, às 17h30 – PROCISSÃO com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica pelas ruas: Gervásio Martins, Arcos do Corredor Religioso e Praça dos Romeiros. Retorno do Painel: saindo da Praça dos Romeiros, Avenida Francisco Cordeiro Campos, Gervásio Martins e Basílica;

4/out, às 17h – PROCISSÃO com São Francisquinho, saindo da Praça da Basílica pelas ruas: Gervásio Martins, Joaquim Magalhães, Tabelião Facundo, Travessa Severiano Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica com a bênção, despedida e anúncio da Festa 2024.

Horário das missas

Quadra da Gruta:

De 25/setembro a 3/outubro: 6h, 7h30, 9h, 11h e 16h;

Dia 4/outubro: 5h (Missa do Romeiro na Praça dos Romeiros), 6h, 7h30, 9h (Missa Solene), 11h e 15h;

Dia 5/outubro: 6h, 9h e 18h;

Mosteiro do Santíssimo Sacramento: 6h;

Igreja de Cristo Rei (Monte): 6h (após a Via-sacra);

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores: 8h e 15h – dos dias 30/set, 1º, 2 e 3/outubro;

Capela de São Pedro: 10h (Dias 30/set, 1º, 2 e 3/out).

Missas dedicadas

Quadra da Gruta:

27/set, às 16h, com a participação dos ciclistas;

30/set, às 9h, com a participação dos acólitos;

30/set, às 16h, com participação dos sanfoneiros e comunicadores;

1º/outubro, às 9h, com a participação do Terço dos Homens;

Na Praça São Francisco, ao lado do Parque de Exposições: – 1º/outubro, às 10h, com a participação dos vaqueiros.

Novena

25/set a 3/out, às 18h, na Praça dos Romeiros.

CONFISSÕES: dos dias 24/setembro a 4/outubro, das 7h às 11h e das 14h às 17h30, no Complexo São Damião, na Casa dos Milagres.

BATIZADOS: todos os dias, às 10h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Obs.: os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

VIA-SACRA: dos dias 25/setembro a 3/outubro, às 5h, na Avenida Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a celebração eucarística, na Igreja de Cristo Rei (Monte). Responsáveis: OFS, JUFRA e Terço da Misericórdia.

ARRIAMENTO DAS BANDEIRAS: 5/out, 12h, na Praça da Basílica. Missas do dia: 6h, 9h e 18h.

Fonte: O Povo

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.