Dia do Ceará: Ações culturais celebram 214 anos de independência

Nesta quinta-feira (17), o Estado do Ceará celebra 214 anos de autonomia da Capitania de Pernambuco. Para celebrar a data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza uma série de ações para celebrar a data. O primeiro ato acontece às 9 horas, na Praça da Matriz, em Aquiraz, com a presença do governador em exercício, Domingos Filho, e do titular da Secult, Francisco Pinheiro. 

De acordo com o coordenador de Ação Cultural da Secult, Fernando Piancó, a programação acontece simultaneamente em Aquiraz, que foi a primeira capital do Estado, e em Fortaleza, com exposições, apresentações artísticas, debates, cineclube, missa e visitas guiadas aos equipamentos culturais Theatro José de Alencar, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará e Museu de Aquiraz.
Entre as ações programadas estão visitas guiadas ao Museu Sacro de Aquiraz, exposição de trabalhos produzidos em marchetaria pelo artista Sílvio Rabelo com temas sobre o Ceará do jangadeiro, Ceará religioso e literato. Em Fortaleza, no Museu do Ceará, às 18h30min, acontece a Roda de Toré com os Índios Tapeba e, no Sobrado José Lourenço, acontecerá a exposição de fotografias de Dário Gabriel e Jarbas Oliveira. O Theatro José de Alencar também terá programação especial, como visitas guiadas pelo bailarino e coreógrafo Hugo Bianchi. Confira a programação completa logo abaixo.
Programação completa de aniversário Aqui