Ato de solidariedade, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que tem a missão de salvar vidas, promove campanhas de Doação de Sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce). O hospital será um dos homenageados pela instituição, como parceiro nas doações, durante as comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O evento irá acontecer no dia 25 de novembro, às 9h, na sede do Hemocentro de Sobral.
São realizadas em média 470 transfusões de sangue por mês na Santa Casa de Sobral. “O hospital é um dos locais para onde o sangue é destinado. Então como usuário é onde podemos sensibilizar a população para a doação altruísta”, ressaltou a coordenadora médica da Agência Transfusional da Santa Casa de Sobral, Alaíde Maria. Ela explicou que a agência é o local onde os hemocomponentes são armazenados e administrados de acordo com a indicação médica e as boas práticas e normas do Ministério da Saúde. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas porque da bolsa de sangue são separados a plaqueta, o plasma e o concentrado de hemácias.
Durante a última campanha de doação de sangue realizada na Santa Casa de Sobral, cerca de 100 funcionários doaram. Eles dizem reconhecer a relevância das campanhas para a conscientização de cada colaborador. “Acredito que alertar e incentivar cada pessoa sobre a importância de doar é ajudar a salvar vidas”, disse o designer gráfico da Santa Casa de Sobral, Domingos Sávio Jr.
As campanhas de doação são uma política do hospital, porém há um incentivo para que as doações aconteçam não apenas nos períodos de campanhas, mas de forma permanente.
Dia Mundial do Doador de Sangue
Quando: 25 de novembro de 2016
Horário: 9h
Local: Hemocentro de Sobral (Rua: Jânio Quadros, s/n Bairro: Santa Casa)
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz