Dia do Maracatu é celebrado com cortejo no Centro de Fortaleza

O Dia do Maracatu é comemorado nesta segunda-feira (25). A Prefeitura de Fortaleza realiza programação especial para a manifestação típica da cultura e da miscigenação local. O tradicional cortejo tem início às 16h, com a concentração no Parque da Liberdade.

Em seguida, os Maracatus seguem pelas ruas Centro até a Igreja do Rosário, onde acontece a lavagem do entorno da Igreja pelos grupos de Afoxés. Às 18h, as rainhas dos maracatus serão coroadas.
O cortejo contará com a participação dos maracatus Nação Pici, Rei do Congo, Axé de Oxóssi, Nação Iracema, Az de Ouro, Vozes da África, Nação Fortaleza, Rei de Paus, Nação Baobab, Filhos de Iemanjá, Solar Kizomba e Rei Zumbi. Além dos maracatus, participam os grupos de afoxé Obá Sá Rewà, Oxum Odalá, Filhos de Oyá e Acabaca. O encerramento está previsto para às 19h.
Programações mensais
De acordo com a prefeitura, uma novidade para este ano é que, a partir de março, no intuito de apoiar e propagar uma das expressões mais tradicionais da nossa cultura popular, todo dia 25 contará com programação dedicada exclusivamente aos maracatus, com apresentações que acontecerão em diversos pontos da cidade.
“Essa foi uma das formas que encontramos de tornar a tradição dos maracatus mais visível para o fortalezense ao longo do ano e de valorizar essa importante manifestação”, acredita o Secretário da Cultura de Fortaleza, Magela Lima.
Para Arnaud Silvério, presidente da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce), a nova programação é muito positiva, já que o maracatu é um cortejo rico, que precisa ser propagado pela cidade.
“Essa programação vai alavancar a divulgação do nosso maracatu. Serão uma oportunidade para as pessoas que não conhecem o maracatu de Fortaleza, passarem a conhecer”.
Dia Municipal do Maracatu
Criado oficialmente pela Lei Municipal nº 5.827 de 1984, o Dia do Maracatu é comemorado no dia 25 de março, data em que se celebra, igualmente, a libertação dos escravos. O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravatura, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 13 de março de 1888. Razão pela qual o escritor José do Patrocínio teria batizado o Ceará como Terra da Luz.
Serviço

Dia do Maracatu – Programação
16h – Concentração no Parque da Liberdade (Cidade da Criança)
17h – Cortejo de Maracatus pelas ruas do Centro de Fortaleza
17h30 – Lavagem do entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Praça dos Leões) pelos grupos de Afoxés
19h – Encerramento
Informações: Tribuna do Ceará

- Advertisement -

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.