Dia Internacional de Luta das Mulheres terá manifestações em cidades do Ceará

Atos estão previstos em Fortaleza, Sobral, Itapipoca, Caucaia e na região do Cariri para marcar o 8 de março.

O Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado neste domingo (8), será marcado por manifestações e mobilizações em diversas cidades do Ceará. Atos estão confirmados em Fortaleza, Sobral, Itapipoca, Caucaia e também na região do Cariri.

Na capital cearense, a mobilização ocorrerá na Barra do Ceará, a partir das 14h. A concentração será no Projeto 4 Varas, localizado na Rua Dr. José Roberto Sales, nº 44. Segundo a organização, a escolha do local busca aproximar as ações das mulheres trabalhadoras dos territórios populares.

Com o lema “Ocupar as ruas pela vida das mulheres e pelo fim das violências”, o ato deve reunir movimentos de mulheres, centrais sindicais e organizações sociais. Entre as pautas defendidas estão o enfrentamento às violências de gênero, a defesa da democracia, o combate à escala de trabalho 6×1, além de debates sobre soberania nacional e legalização do aborto.

Movimentos destacam luta por direitos

Caroline Lacerda, militante da Marcha Mundial das Mulheres e integrante da organização do ato em Fortaleza, afirma que a mobilização busca reforçar a defesa da vida das mulheres.

Segundo ela, o movimento pretende denunciar todas as formas de opressão que atingem mulheres e meninas, incluindo feminicídios e transfeminicídios.

A militante também destacou a reivindicação por ampliação de recursos públicos destinados a políticas de enfrentamento à violência e às desigualdades enfrentadas pelas mulheres.

Além disso, a mobilização também inclui pautas relacionadas à política internacional e à defesa da soberania dos povos.

Mobilizações ocorrerão em outras cidades

Outras cidades do Ceará também terão atividades relacionadas ao Dia Internacional de Luta das Mulheres.

Em Itapipoca, a 9ª Marcha das Mulheres será realizada neste sábado (7), com concentração a partir das 7h na sede do Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais. A marcha está prevista para iniciar às 8h e terá como tema a defesa da vida das mulheres e o combate ao feminicídio.

Em Sobral, as atividades ocorrerão também no sábado (7), às 8h, na Praça de Cuba. A programação inclui oficinas de cartazes e intervenções artísticas com o tema “Pela vida de todas as mulheres”.

Já na região do Cariri, a Marcha do 8M acontecerá no dia 9 de março, a partir das 8h30, com concentração em frente à Prefeitura de Crato. O tema deste ano será “Mulheres em luta pela Chapada do Araripe: corpos livres, territórios vivos”.

No município de Caucaia, a mobilização está marcada para o dia 21 de março, às 9h, na Praça da Matriz.

Data reforça mobilização histórica

Para Enedina Soares, presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), o 8 de março representa um momento histórico de mobilização das mulheres trabalhadoras.

Segundo ela, a data vai além de celebrações simbólicas e representa um dia de reafirmação de direitos e de denúncia das desigualdades sociais.

A dirigente também destacou que, em ano eleitoral, o debate sobre políticas públicas para as mulheres ganha ainda mais relevância. Entre as reivindicações estão igualdade salarial, combate à violência e valorização do serviço público.

Fonte: Brasil de Fato CE