Divulgada lista dos municípios cearenses finalistas do “Prêmio Band Cidades Excelentes 2023”

A Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e o Instituto Áquila divulgaram a relação dos municípios finalistas do Prêmio Band Cidades Excelentes” – Edição 2023, no Ceará. Trinta e oito dos 184 municípios cearenses estão na disputa.

Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia que será realizada no próximo dia 13 de novembro, a partir das 18h30, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) é parceira da iniciativa no Estado.

O evento já conta com as presenças confirmadas do Presidente da Aprece, Júnior Castro; do Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Abelardo Benevides; do Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Valdomiro Távora; do Procurador Geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, entre outras autoridades.

“Estamos ansiosos para conhecer os vencedores da etapa estadual e mais ainda para ver o desempenho dos municípios cearenses na etapa nacional. Em 2022, apenas 3 municípios das Regiões Norte e Nordeste ganharam o prêmio nacional: Catunda (Educação – cidade com mais de 30 mil habitantes) e Sobral (Saúde e Educação – cidade com mais de 100 mil habitantes. Os gestores públicos do Ceará tem dado mostra de que são competitivos, então, queremos fazer uma grande evento para homenagear os melhores tanto aqui quanto em Brasília”, afirmou o diretor geral da Band Ceará, Carlo Bastos

O Prêmio

O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado o Oscar da Administração Pública no Brasil. A ideia é reconhecer as gestões municipais com melhor desempenho em 6 pilares definidos pelos especialistas para a avaliação: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Sustentabilidade.

Todas as cidades foram automaticamente inscritas na premiação e foram separadas três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local.

Confira as categorias:

Etapa Estadual – Menor ou igual a 30 mil habitantes/ Entre 30 mil e 100 mil habitantes/ Acima de 100 mil habitantes.

Etapa Nacional – Menor ou igual a 30 mil habitantes/ Entre 30 mil e 100 mil habitantes/ Entre 100 mil e 500 mil habitantes/ Acima de 500 mil habitantes/ Capitais.

Lista dos municípios finalistas cearenses:

Antonina do Norte

Aquiraz

Baixio

Brejo Santo

Camocim

Cariús

Caucaia

Crateús

Crato

Eusébio

Fortaleza

Guaramiranga

Horizonte

Iracema

Irauçuba

Itapipoca

Jardim

Juazeiro do Norte

Limoeiro do Norte

Maracanaú

Massapê

Meruoca

Monsenhor Tabosa

Moraújo

Nova Russas

Pacajus

Pacujá

Pereiro

Pires Ferreira

Quixeré

Reriutaba

São Benedito

São Gonçalo do Amarante

Sobral

Solonópole

Tauá

Umari

Varjota

Prêmio Band Cidades Excelentes

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Os gestores públicos também podem submeter Projetos Qualitativos que garantem a melhoria da infraestrutura da cidade e da qualidade de vida dos cidadãos. A inscrição deve obedecer aos prazos estipulados no Regulamento, disponível no site da premiação, e pode aumentar a chance de melhor pontuação.

Três cidades de cada categoria serão consideradas as melhores em cada um dos seis pilares de avaliação. Além dos ganhadores por pilar, haverá ainda uma premiação especial para o vencedor geral em cada grupo populacional.

O prêmio realiza a etapa estadual neste mês de novembro em todos os estados brasileiros, quando serão conhecidos os três melhores municípios de cada categoria. Será um certificado alusivo à qualidade da gestão no pilar com maior pontuação.

Já na fase nacional, a ser realizada em Brasília (DF) no dia 11 de dezembro de 2023, o prêmio dará um troféu para os vencedores de cada pilar e de cada categoria populacional. Todos os demais classificados para a etapa nacional, mas não ganhadores, receberão certificados alusivos ao destaque em âmbito nacional.

Saiba mais: https://premiocidadesexcelentes.com.br

Serviço

Entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 | Etapa regional do Ceará

Data: segunda-feira (13/11)

Horário: 18h30

Local: Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no 6º andar do edifício José Euclides Ferreira Gomes – Anexo II – da Assembleia Legislativa do Ceará

Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 2674 – Dionísio Torres – Fortaleza/CE

2 Comentários
  1. This is very fascinating, You are an excessively professional blogger.
    I have joined your rss feed and stay up for searching for more of your wonderful
    post. Additionally, I have shared your website in my social networks

  2. Heya i’m for the first time here. I found this board
    and I find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.