Dona Zefinha lança álbum “Da Silva: El Hijo de Las Américas” dia 13 de setembro em Sobral

Experimentações artísticas já são características do Dona Zefinha há mais de 20 anos. Natural de Itapipoca, o conjunto mescla música, teatro e folclore em apresentações que já rodaram o mundo e conquistaram reconhecimento pela intensa interação com o público. Seu mais novo espetáculo, “Da Silva: El Hijo de Las Américas”, é fruto de uma colaboração com o grupo argentino Pato Mojado e tem como tema principal a unidade latino-americana. As músicas tocadas durante a apresentação serão lançadas em álbum mixado pelo multiartista Gustavo Portela e estarão disponíveis nas plataformas de streaming a partir de sábado (8).
Já as apresentações de “Da Silva: El Hijo de Las Américas” terão início no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no dia 9 de setembro. Na sequência, o grupo segue em turnê até o fim do mês, com shows na Capital e no interior do Estado já confirmados.
O projeto surgiu de uma montagem teatral com apoio cultural da Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, cuja estreia aconteceu na cidade de Rosário, onde o grupo Pato Mojado foi criado, em 2016. Para Orlângelo Leal, diretor teatral e um dos fundadores do grupo de Itapipoca, a parceria teve resultados bem interessantes para a bagagem cultural da banda. “Voltamos da Argentina ainda mais apaixonados pela América. Foi um verdadeiro intercâmbio dentro do próprio continente”, afirma.
A natureza eclética do álbum se dá pelo diálogo entre diversas sonoridades latinas, como cumbia, tango, samba e xote, por exemplo. “A fusão de ritmos latino-americanos, cantados em portunhol, torna a música um patrimônio pertencentes aos latinos de todos os países. Trata-se de um mesmo povo, que sofreu o mesmo processo de colonização e pode encontrar na música uma forma de esperança, mesmo em períodos tão nebulosos”, avalia Orlângelo.
O espetáculo
A peça conta a história de Da Silva. Cansado de sua rotina de servir ao Dono da Grana, ele decide sair do emprego, largar seu lugar de conforto que o aprisiona, para tentar compreender o sentido da vida. Durante um sonho, escuta uma voz que sugere uma viagem atemporal rumo ao desconhecido, seguindo o rio invisível em busca do filho das Américas, onde encontrará sua identidade. No caminho, encontra vários personagens da cultura popular latino-americano, ícones, mártires e mitos, que vão aos poucos mostrando a verdadeira história jamais contada, dando-lhes conselhos e saberes que serão úteis na jornada.
Solo
Um gostinho da mistura da música da Dona Zefinha com os Pato Mojado é a promessa do Sesc Sonoridades. Nesta quinta-feira, 6, às 11 horas, o projeto recebe uma performance de Orlângelo Leal com o músico argentino Pedro Jozami, cantor e guitarrista da banda Pato Mojado.
A dupla se apresenta no espaço da Casa do Turista, no Mercado Central de Fortaleza, para uma performance de mistura música, teatro e circo. O acesso é gratuito.

Turnê

8/09 – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – Guaramiranga
13/09 – ECOA – Sobral
14/09 – IFCE – Itapipoca
16/09 – Anfiteatro – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza
20/09 – Theatro José de Alencar – Fortaleza
21/09 – Canto de Paz – Maranguape
22/09 – Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
23/09 – Teatro São José
28/09 – Centro Cultural Banco do Nordeste – Sousa/PB
29/09 – CCBNB – Juazeiro do Norte
Resultado de imagem para Da Silva: El Hijo de Las Américas”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.