Dor lombar aguda por Dr. Kerlon Lira

No último jogo da seleção brasileira com a equipe da Sérvia o lateral esquerdo Marcelo saiu logo no início com queixa de dor lombar aguda que o impedia até de caminhar. Saiu mancando de campo e com aquela expressão de dor que só sabe quem já passou por isso. Resolvi comentar um pouco sobre como isso pode ter ocorrido, para que vocês saibam reconhecer quando procurar ajuda. Uma situação comum que pode gerar compressão dos nervos que saem da coluna e levam a informação para os membros inferiores é a protusão de disco, uma patologia extremamente comum.
Estes nervos são extremamente importantes e é por isso que em casos de dor aguda, nosso corpo sabidamente tenta nos proteger gerando um espasmo dos músculos superficiais da coluna para que o corpo se incline. Chamamos isso de espasmo protetor ou postura antálgica (aquela que “foge” da dor). É uma espécie de cãibra que ocorre e esse processo é muito doloroso e limitante. O paciente não consegue se mover e sente a coluna “travada”. No caso do Marcelo é impossível dizer com exatidão o que aconteceu, mas é provável que ele já tenha alguma lesão antiga na coluna lombar que deu o ar da graça graças à uma série de fatores: muitos jogos na temporada, excesso de treino, pouco descanso e, por falar em descanso, má postura ao dormir. Tudo isso pode ter favorecido o surgimento da dor lombar na hora do jogo comenta o Dr. Kerlon Lira, especialista e coluna vertebral e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral na cidade de Sobral.
Resultado de imagem para dor lombarEle que ainda é diretor regional da ABRCOLUNA alerta que mesmo pessoas que praticam atividade física e que tem um bom condicionamento físico, como é o caso do nosso lateral esquerdo, devem passar por um Fisioterapeuta para que este profissional possa avaliar como anda a saúde da coluna, o que para ele não será um problema tendo em vista que a seleção brasileira conta com excelentes profissionais em sua equipe. Dr. Kerlon Lira comenta ainda que quase 90% da população mundial tem ou terá dores na coluna em algum momento da vida e por isso a prevenção é cada vez mais importante. As dores podem ser intensas e assustadoras, principalmente quando se está passando por isso pela primeira vez. Graças aos avanços da ciência, casos como este podem ser tratados de maneira conservadora e a resolução é segura e rápida.
Um médico especialista em Dor fica responsável pela prescrição do melhor medicamento para cada caso para que o Fisioterapeuta especialista em Coluna possa dar seguimento ao tratamento clínico com técnicas manuais como Osteopatia. Após a avaliação inicial e conhecendo exatamente o mecanismo de lesão, o paciente passará por atendimentos que podem incluir manipulações da coluna e exercícios específicos que melhorarão os movimentos e diminuirão a dor. Em alguns casos, podemos lançar mão de equipamentos que promovem a descompressão da coluna. São equipamentos Importados dos EUA trazidos ao Brasil pioneiramente pelo ITC Vertebral. Cada caso deve ser avaliado antes para que a melhor decisão seja tomada. O mais importante é que dor na coluna tem SOLUÇÃO!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.