Educação em Sobral terá internet como aliada nas aulas de matemática

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, firmou parceria com a Fundação Lemann para a implantação do Projeto Khan Academy na Escola, no qual os alunos terão 3 aulas de matemática por semana, através de vídeoaulas, no laboratório, com o uso de netbooks.

A Khan Academy é uma organização americana educacional, sem fins lucrativos, criada em 2008, com o objetivo de oferecer educação de alto nível para qualquer pessoa em qualquer lugar, por meio de vídeoaulas e plataforma de exercícios online. Todo conteúdo é aberto e gratuito.

A Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos, criada com o objetivo de melhorar a educação pública no País, trouxe a proposta para o Brasil, com vídeos traduzidos para o português, levando a ferramenta de exercícios para as escolas públicas. Atualmente há mais de 600 aulas em português, Matemática, Biologia, Química e Física, disponíveis no site da Instituição e outros 400 vídeos.

Em Sobral, diretores de escolas, professores de matemática, coordenadores pedagógicos e orientadores de planejamento, participaram de dois dias de capacitação (5 e 6 de agosto), com uma equipe da Fundação Lemann, para o aprendizado no uso da ferramenta. Com o sistema, os professores poderão acompanhar, em tempo real, o percentual de acertos dos estudantes.

Desde 2012, as escolas públicas brasileiras usam a plataforma de exercícios, similar à disponível na Khan Academy em inglês. Hoje mais de 10 mil alunos de 3º, 4º e 5º anos dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará participam do projeto Khan Academy nas Escolas.

O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos em matemática e experimentar a metodologia em sala de aula, com a formação e a contribuição dos professores. Na ferramenta, cada aluno avança no seu próprio ritmo, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.