Eleições 2022: mulheres trans são eleitas ao Congresso pela primeira vez
Nas eleições gerais de 2022, duas mulheres trans foram eleitas ao Congresso Nacional pela primeira vez na história do Brasil. Erika Hilton (Psol) e Duda Salabert (PDT) foram eleitas para a Câmara dos Deputados em Brasília, e representarão, respectivamente, São Paulo e Minas Gerais no âmbito federal.
Com 208 mil votos, Duda Salabert foi a terceira deputada mais votada do estado de Minas Gerais, ficando atrás somente de André Janones (Avante) e Nikolas Ferreira (PL). Ameaçada de morte por pelo menos cinco vezes, Salabert votou em Belo Horizonte vestindo um colete à prova de balas.
A vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert, será deputada federal por Minas Gerais a partir de 2023. (Foto: Divulgação / Duda Salabert)
Erika Hilton, eleita em SP, teve 256.903 votos, ficando na oitava posição entre 70 deputados federais eleitos, o número máximo possível. Ao se pronunciar após a confirmação da vitória, Hilton disse: “Travesti preta eleita. É federal. Pela primeira vez na história!”.
Ambas as candidatas, agora deputadas federais eleitas, já ocupavam cargos públicos na Câmara dos Vereadores de seus respectivos municípios. Erika Hilton também foi alvo de ameaças contra sua vida, recebendo ataques por meio de emails no início de 2022.
A eleição de ambas ao Congresso constitui a primeira vez que mulheres trans serão parte da cúpula do legislativo federal.
Fonte: O Povo